Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mateus 2 - parte 1

Vamos o que há no segundo capítulo do livro de São Mateus.
2 O Messias nasce em Belém.1 Tendo nascido Jesus em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém 2 e perguntaram: "Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Depois de falar sobre quem era o Messias no primeiro capítulo, no segundo capítulo Mateus descreve o nascimento de Jesus. Haviam os três reis-magos que tiveram conhecimento sobre o nascimento do rei dos judeus, eles vinham do oriente (não eram judeus) guiados por uma estrela que indicava onde nasceria o Messias. Quando a estrela ficou próxima a Jerusalém, não tiveram dúvidas, e foram perguntar não se dando conta que somente eles, ali, sabiam deste fato. Continuemos.
3 Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado e com ele toda Jerusalém. 4 Reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, e começou a perguntar-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5 "Em Belém da Judéia - responderam eles - pois foi assim escrito pelo profeta:  6 E tu, Belém, terra de Judá, de forma alguma és a menor das sedes distritais de Judá, porque de ti sairá um chefe que apascentará meu povo Israel".
Não era pra menos o alarme. Como assim vem esses magos e perguntam onde nasceu o Messias? Herodes, com muita raiva por não saber disso consulta os sumos sacerdotes, as pessoas que conheciam as escrituras e eles citaram o primeiro versículo do quinto capítulo de Miquéias, juntamente com a referência à descendência de Davi, em 2Samuel 5, 2.
7 Herodes chamou, então, secretamente os magos e informou-se com eles cuidadosamente sobre o tempo exato em que a estrela tinha aparecido. 8 Depois, mandou-os a Belém e disse: "Ide e investigai bem sobre o menino e, quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também possa ir adorá-lo." 9 Tendo ouvido o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10 Quando viram a estrela, encheram-se de grande alegria. 11 Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe; e, prostando-se, o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes, ouro, incenso e mirra. 12 Depois, avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra por outro caminho.
Como Herodes não sabia do local, pediu tolamente para que os magos fossem atrás do Messias para depois informá-lo, os magos até iam fazer isso mesmo, mas foram avisados para não voltar, e quando encontraram o menino, não tiveram dúvidas e o reconheceram como rei.
No próximo post daremos continuidade, a partir do versículo 13 até fechar o capítulo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário