Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apêndices extracanônicos - parte 1

Tive acesso a uma Bíblia que possuía, ao seu final, uma série de escritos Extra Canônicos - ou seja - não bíblicos ou que não fazem parte da Bíblia Sagrada, portanto o que está aqui significa dizer que não foi aceito pela Igreja quando esta relacionou os livros bíblicos. Os motivos, particularmente desconheço, podem ser vários, desde coisas que só viram depois ou partes incompletas de alguma coisa, ou por causa dos autores, enfim...
Por isso, vou colocar dois textos - neste primeiro trata-se de sobras de alguns códices de papiros egípcios.
1° Diz Jesus: <>.
Como sempre vou fazer meus comentários. Pessoalmente acredito que esse texto não foi aceito por 1° desconhecer o autor (que provavelmente é um ilustre desconhecido pagão recém convertido que teria sido "acompanhado" pelos recentes cristãos e que escreveu os ditos de Jesus com base em testemunhos - parece-me - isso tudo é muito pessoal, embora "soe", neste primeiro excerto, como se fosse uma transcrição de uma aparição de Cristo Jesus); 2° Já pegar o "bonde andando" quero dizer não encontraram outros papiros, ou pelo menos não citam na fonte que consegui, que contassem a história de Jesus e fatos anteriores à esse. Caso o que está escrito seja realmente fiel e verdadeiro - é provável que Jesus tenha dito isso em relação ao sábado, porque - queira ou não - Ele era judeu e falava, muitas vezes à esse povo, que sempre o rebatia com o tradicionalismo de sua religião, em especial o dia de sábado, mas Jesus sempre os denunciou por não trararem o sábado da maneira verdadeira. Há de certo modo, em uma interpretação, Co-Incidência em relação aos conteúdos dos Evangelhos. Caso você, leitor, tome isso por verdade saiba que Jesus teria falado isso aos judeus, e portanto você só deve fazer isso se for um deles, se você for católico o dia a se guardar é o dEle (domingo). (isso também pode ser um dos motivos de não terem colocado à vista de todos, pois essa mensagem em relação ao sábado perde todo o sentido de quem está em na nova e verdadeira religião). Prosseguindo.
Diz Jesus: <>.
Caso Jesus tenha dito isso é bem provável pois está, de algum modo, de acordo com o Evangelho, pois de fato Ele se encarnou, de fato veio, de fato nós estávamos embriagados pelo pecado, mas sem sede de Deus, de fato tínhamos olhos e não víamos. Continuando.
Diz Jesus: <>.
Só pra lembrar que estou transcrevendo conforme está escrito, na segunda parte dessa categoria darei a referência - e também lembrar que Jesus gostava de dizer algumas coisas (repito, algumas coisas) em sentido figurado.
Diz Jesus: <>.
Diz Jesus: <>. (Papiro de Ossirinco, n.1)
2° Tendo-os tomado consigo, introduziu-os (os discípulos) no lugar das purificações e êle deambulava pelo templo. Sobreveio um tal fariseu, grão-sacerdote, chamado Levi, o qual, tendo-se encontrado com êles, disse ao Salvador: <>. E Jesus, parando com os seus discípulos, respondeu-lhe: <> Respondeu-lhe êle: <>. Disse-lhe o Salvador, em reposta: <>. (Papiro de Ossirinco, n. 840)
Aqui tem muita informação, a reposta, quero dizer, o que está escrito, tem a ver com outras partes do Evangelho, mas só achei a resposta meio agressiva de Jesus, apesar do fariseu arrogante ter merecido. Se você ler os Evangelhos vai ver que Jesus, às vezes, dava respostas com esse tom, mas depende muito da situação.
3° Dirigindo-se aos chefes do povo, (Jesus) proferiu-lhes êste discurso: <>. E, dizendo êstes: <>, respondeu-lhes Jesus: <>. Os chefes lançaram as mãos em cima dêle para o prenderem, mas não o puderam prender, porque ainda não chegara a hora da sua entrega às mãos dos inimigos. Êle mesmo, o Senhor, a seguir, passando pelo meio daqueles, afastou-se dêles. E eis que um leproso se aproxima dêle e lhe diz: <>. Disse-lhe o Senhor: <>. E a lepra desapareceu imediatamente dêle. E o Senhor disse:-lhe: <>.
...tendo-se aproximado dêle, tentavam-no com perguntas, dizendo-lhe: <> Jesus, conhecendo-lhes a intenção, disse-lhes, com certa indignação: <>. (Papiro Egerton, n. 2, cf. Introdução a Lucas).
Como dito anteriormente, só transcrevi o que estava nesta Bíblia (reitero - na seção de apêndices extra canônicos) e, pessoalmente, não sei o que significam as reticências, se são partes que se perderam com o tempo ou se de fato foram assim escritas. Há, ainda, uma referência a Introdução de Lucas da própria Bíblia - não do papiro, porém do autor que transcreveu na Bíblia - mas nesta Bíblia não encontrei, nesta seção citada, qualquer referência. Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário