Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mateus 2 - parte 2

Vejamos a continuação do capítulo.
O Messias foge para o Egito. 13 Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, pois Herodes vai procurar o menino para o matar". 14 José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e partiu de noite para o Egito. 15 E ali ficou até a morte de Herodes, a fim de que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:Do Egito chamei meu filho.
Na continuação do capítulo, após o nascimento do Messias, a Sagrada família teve que partir para um lugar seguro, pois Herodes queria matar Jesus, foram para o Egito, um lugar onde Herodes não tinha domínio e nem poderia procurá-lo, também para se cumprir o que o Pai havia dito por meio de Oséias (11, 1). Agora que vimos o destino de Jesus, Maria e José, vejamos o que aconteceu em Jerusalém.
Matança dos inocentes.16 Quando Herodes viu que tinha sido enganado pelos magos, ficou furioso e mandou matar em Belém e arredores todos os meninos de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado com os magos. 17 Cumpriu-se assim o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18 Ouviu-se uma voz em Ramá, muito choro e gemido: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque já não existem.
Vejam em Jeremias 31, 15, que Raquel é uma mulher israelita em outro contexto, mas que a dor se repetiria no futuro. Não há muito o que se comentar por aqui. Vejamos o final do capítulo.
O Messias é nazareno. 19 Quando Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito 20 e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e volta para a terra de Israel, pois já morreram os que procuravam matar o menino". 21 José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22 Mas, tendo ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Avisado em sonho, retirou-se para a região da Galiléia. 23 Foi morar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos Profetas: Será chamado nazareno.
Interessante ver a obediência de São José. O anjo o solicitava par ir sempre em sonho (noite) e ele obedecia prontamente, um exemplo para quem quer seguir a Deus. Quantas vezes não fazemos corpo-mole para nossas obrigações, quanto mais o faríamos durante o sono. A referência profética no final do capítulo é que, na verdade, o Messias deveria morar numa terra de pagãos. Mistérios das escolhas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário