Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Creio ou Credo

Essa oração é atualmente mais conhecida como Creio, mas muitos devem conhecê-la como Credo, é só outro modo de falar da mesma reza. Faremos mais comentários posteriormente.
Creio em Deus-Pai, todo-poderoso, craidor do Céu e da Terra, e em Jesus Cristo, Seu único filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à Mansão dos Mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado a direita de Deus-Pai, todo-poderoso, d'onde há de vir a julgar aos vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Esta oração é um dos maiores sinais de fé que um cristão pode demonstrar, porque diz no quê se crê, na história de Jesus Cristo, em Deus-Pai e no Divino Espírito Santo. Essa oração é bem presente em outras orações, como no terço mariano,terço da misericórdia, entre outros.
Existe uma outra oração similar a essa que chama-se Credo Niceno-Constantinopolitano, que é basicamente a mesma oração, mas um pouco mais longa e recebe esse nome devido aos concílios que aconteceram à muito tempo atrás, nas cidades de Nicéia e Constantinopla, para a proteção da fé cristã. Vejamos abaixo.
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E ,por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos Céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em Sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo, para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; e a vida do mundo que há de vir. Amém.
Todos esses dois tipos de Creio são rezados durante uma Santa Missa, na maioria das vezes o primeiro, em outras o segundo, nunca os dois ao mesmo tempo, pois seria redundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário