Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mateus 8 - parte 1

Retomando a leitura bíblica, vamos a Mt 8, 1-17. Onde a partir de agora, Jesus e os apóstolos anunciam o Reino de Deus.
A cura de um leproso. 1 Quando Jesus desceu do monte, seguiram com Ele multidões de povo.
Era costume antigo, subir em montes para buscar à Deus, desde Abraão, Moisés e até atualmente há quem faça isso. Seguindo.
2 De repente, aproximou-se um leproso, prostou-se diante dEle e disse: "Senhor, se quiseres, podes limpar-me". 3 Jesus, estendendo a mão, tocou-o e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante ficou limpo da lepra. 4 Jesus então lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém. Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés, como prova de tua cura para eles".
A lepra era uma doença horrível, a pessoa fica como se fosse um zumbi, e Jesus o curou instantaneamente, porque quis, e disse para mostrar às autoridades o pagamento, pois dificilmente eles acreditariam em testemunho. Continuando.
A fé do oficial romano. 5 Quando Jesus entrou em Cafarnaum, aproximou-e dele um oficial romano, suplicando: 6 Senhor, meu criado está de cama em minha casa, ficou paralítico e sofre horrivelmente". 7 Jesus lhe disse: "Eu vou lá curá-lo". 8 O oficial respondeu: "senhor, eu não sou digno de que entres sob meu teto, mas dize uma só palavra e meu criado ficará bom. 9 Pois também eu sou um subordinado e tenho soldados sob meu comando. Digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu escravo: Faze isto, e ele faz". 10 Jesus ouviu e, admirado, disse aos que o seguiam: "Eu vos garanto: em ninguém de Israel encontrei tanta fé. 11 Digo-vos pois: Muitos virão do Oriente e do Ocidente sentar-se à mesa com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus, 12 enquanto os filhos do Reino serão lançados fora, na escuridão; ali haverá choro e ranger de dentes" 13 E Jesus disse ao oficial: "Vai, e seja feito conforme acreditaste". E naquela mesma hora o criado ficou curado.
Ora, a fé do oficial nunca será superada, o máximo que ele tinha ouvido falar de Jesus era que Ele já tinha começado sua peregrinação, que já tinha feito um milagre e que algumas pessoas o seguiam, e o romano (ou seja, alguém fora dos princípios Judaicos) acreditou nEle como uma autoridade, em que se diz uma palavra e acontece. E assim o fez, e devemos seguir o exemplo do oficial romano, quando vamos receber Jesus em nosso teto, nossa morada interior, repetindo não só uma, mas três vezes:" Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mais dizei uma palavra e serei salvo.". Outro detalhe e que Cristo chama atenção a que muitos que deveriam ser salvos por estar dentro do "contexto" da religião serão condenados enquanto outros de outros lugares serão salvos.
Outras curas. 14 Ao chegar à casa de Pedro, Jesus viu que a sogra dele estava de cama, com febre, 15 Tomou-lhe a mão e a febre a deixou. Ela se levantou e começou a servi-lo.
Segundo Padre Léo, é por essa ocasião que Pedro negará Jesus três vezes, obviamente brincando, mas eu tinha que falar dessa piadinha, vamos continuar.
16 Ao anoitecer, trouxeram-lhe muitos endemoninhados. Ele expulsou os espíritos com a palavra e curou todos os que sofriam de algum mal, 17 para que se cumprisse o que tinha dito pelo profeta Isaías:Ele levou nossas enfermidades e carregou nossas doenças.
E para quem não acredita na existência de demônios eis ai, aliás, teve alguém que disse, não lembro se foi um doutor da Igreja como Santo Agostinho ou São Tomás de Aquino, ou se foi algum santo papa, que negar a existência dessas criaturas seria negar a bíblia. A pesquisar. Mas Mateus cita Is 53, 4, mas vale a pena ler o capítulo todo.
Até a continuação do capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário