Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mateus 4 - parte 1

Vamos com a primeira parte do quarto capítulo de Mateus. Mt 4, 1-11.
Jesus vence a tentação. 1 Em seguida, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.
Depois de se reforçar espiritualmente chegou a hora do Messias ser tentado por Lúcifer, o maldito anjo caído e inimigo de Deus e nosso. Essa tentação foi permitida por Deus, pois Deus sabia do poder do nosso Salvador, sabia que Ele jamais cairia. Vejamos como tudo se deu.
2 Jejuou quarenta dias e quarenta noites, e depois teve fome. 3 Aproximou-se, então, o tentador e lhe disse: "Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão". 4 Mas Jesus respondeu: "Está escrito:Não é só de pão que vive o ser humano, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".
Vemos a preparação do nosso Senhor para seu trabalho em vida: uma preparação de quarenta dias inteiros, sem comer nada, em um deserto "lazarento", e só sentiu fome no último dia, isso porque é o limite que um corpo humano pode aguentar, mesmo com os artifícios espirituais. Jesus não sentia dor pois entregava tudo a Deus, mas há uma hora que o corpo precisa ser sustentado, e aí começou a sentir a dor da fome. O diabo aproveitando a fraqueza física de Jesus, o tenta a usar seu poder divino, mas Cristo diz não ao diabo e aceita a dor por obediência ao Pai, e ainda cita o proceder de Deus-Pai, confiram em Dt 8, 1-3. Continuemos.
5 O diabo o levou, então, para a Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do Templo 6 e lhe falou: "Se és filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Porque está escrito:A teu respeito ordenou a seus anjos e eles te carregarão nas mãos, para não tropeçares em alguma pedra". 7 Jesus lhe disse: "Também está escrito:Não tentarás o Senhor teu Deus".
Aqui há outra maneira do diabo tentar: usando a palavra de Deus. E isso acontece até nos dias de hoje, aliás, principalmente. Satanás cita Sl 91, 11-12, e Jesus retruca com Dt 6, 16-17. Detalhe: o "alguma pedra" citada pelo diabo, refere-se também no sentido figurado, pois o Satanás é a pedra no nosso caminho. Lúcifer acaba sempre deixando um rastro, esse é um grande sinal para sabermos como nos defender dos ataques que podem vir de quem utiliza a palavra de Deus. Continuemos.
8 O diabo o levou ainda a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo com sua glória 9 e lhe disse: "Tudo isso te darei se, caindo por terra, me adorares". 10 Jesus então lhe falou: "Afasta-te, Satanás, pois está escrito:Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás".
11 Então o diabo o deixou e anjos se aproximaram para servi-Lo.
Aqui vemos a última artimanha do diabo naquele momento (em outro tempo o diabo o tentou novamente, mas fica pra outro dia comentar sobre isso). Satanás oferece o mundo, do mesmo jeito ou até melhor do que para nós, homens, mas Jesus o repreende e cita Dt 6, 13. É o que devemos fazer, e mais tarde Jesus reafirma isso. Também vemos a audácia do diabo em ousar pedir para que O Filho de Deus Altíssimo proste-se para ele. Mas depois da repreensão, desistiu naquele momento, e Jesus finalmente pôde ser servido pelos anjos do Senhor.
Continuaremos, depois, a finalização do capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário