Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Afinal, o Cristão deve ou não odiar?

Aqui vamos buscar comentar sobre uma das muitas polêmicas dentro da religião católica: o Cristão deve odiar ou não.
Primeiro vamos a definição de o que é odiar, antes de cair em algum erro de conceito.
Odiar, segundo um dicionário (Michaelis) é ter ódio, sentir aversão ou repugnância, etc. O ódio é rancor profundo e duradouro que sente por alguém ou aversão ou repugnância por alguma coisa.
antônimo(contrário) de tudo isso é querer amar; amorque é, verdadeiramente, o que o Cristão (católico, verdadeiro) deve buscar. Porém, se prestarem atenção há, na Bíblia Sagrada, as palavras ódio, odiar, entre outras. Vou procurar, aqui, escrever sobre algumas passagens que for encontrando, mas certamente haverão outras que eu não vou ver, por falha humana, portanto perdoai-me.
Uma das primeiras coisas que vi foi a questão da maldição, mas não vou comentar aqui, porque amaldiçoar era um costume antigo dos Judeus, e portanto não entra dentro da religião católica. Na verdade vou procurar as palavras-chave do tema no Novo Testamento.
Diga-se de passagem, não encontra-se, nos Evangelhos, esses termos em relação à postura cristã, e como o Evangelho é a própria palavra de Jesus Cristo, Ele só diz para amar, inclusive os inimigos, mas a palavra de Deus não é só o Evangelho. Há também os outros livros, de Atos dos Apóstolos de São Lucas à Apocalipse de São João, onde, a exceção do último livro, conta um pouco da doutrina dos primeiros católicos, e aqui podemos nos assentar. Se, porém, seguirmos a risca o Evangelho de Cristo: ótimo! Mas, se não conseguirmos, devemos procurar seguir o exemplo dos primeiros cristãos, que diga-se de passagem, repetem tudo que Jesus disse: "No presente permanecem estas três coisas: fé, esperança e amor; mas a maior delas é o amor." (1Cor 13, 13). Como  São Paulo diz: "Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo" (1Cor 11, 1; semelhante em 1Cor 4, 16; Fl 3, 17)
É preciso reafirmar: Amor acima de tudo - mas temos de convir que não devemos sair amando tudo por ai. "Na verdade, considero perda todas as coisas, em vista do sublime conhecimento de Cristo, Jesus, meu Senhor. Por Ele tudo desprezei e considero lixo a fim ganhar a Cristo" (Fl 3, 8), ou seja, Paulo dispensa o mundo todo por Deus-Filho;
1 - Eis ai o ideal: Seguir a Deus por amor à Ele. Mas nem todo mundo consegue amar a Deus, mas nem por isso devemos afastar-nos dEle. Se não conseguimos fazer pelo amor, devemos buscar outras coisas, mas para estar sempre com Ele. 
Digo isso com base nas coisas que vejo -partes bíblicas com referências acabam aqui- ora na própria Bíblia há que o príncipe do mundo é Satanás, que foi preso depois da ressurreição de Jesus, mas que já foi solto novamente, como poderíamos amar todas as coisas do mundo. Devemos amar as coisas de Deus, Ele mesmo criou as coisas (plantas, animais) para o homem, mas não as coisas mundanas (me refiro a coisas sem ligação com Deus, sabeis pelos "frutos"). Veja que me refiro a coisas e não a pessoas.
Mas não é só as coisas do mundo que podemos odiar - repare "podemos"  vejam a referência 1 acima - Podemos também odiar o pecado. Se uma pessoa odeia o pecado, ela vai querer não pecar, estar cada vez mais longe disto, e portanto mais perto de Deus. O ódio ao pecado, considero válido, mas não devemos ficar alimentando só o ódio.
Essas são - para mim - basicamente as duas coisas que o católico pode odiar - veja a referência 1 acima - odiar os demônios e o diabo parecem-me "ok" também, mas isso já é feito automaticamente quando se têm os dois ódios acima. Na verdade, se vocês não conseguem fazer o bem por amar a Deus, procurem fazer o bem só para irritar o diabo (mas façam isso estando com proteção divina).
Quanto as pessoas Jesus pede para amarmos à todos, mas poucos conseguem fazer isso. São Paulo ainda pede para suportarmos uns aos outros, para verdes o quanto é difícil amar os homens, e caso não seja possível nem isso, simplesmente procure fazer o melhor que você puder: Se o melhor que você pode é amar o inimigo: Ótimo! Se o máximo que você consegue é suportar a presença dele: Bom! E assim vai diminuindo os "méritos", eis outros exemplos: Se você prefere sair de perto para não odiar os inimigos, se você prefere se calar ao amaldiçoá-los, se você...

É polêmico, fiquem à vontade para comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário