Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Elias/João Batista

Vamos falar de duas pessoas - que na verdade são uma só: O profeta Elias São João Batista.
Essa é uma história bem complicada de entender, é um grande mistério que Deus deixou à nós. Começou com o Profeta Elias. Elias significa "Meu Deus é o Senhor" e ele honrou esse nome, em um período em que o paganismo era escancarado, ele desfiava os pagãos para saberem que o Deus verdadeiro é o Deus de Israel, Isaac, Jacó, etc. ou seja, o nosso Deus, diferente dos ídolos dos pagãos, que eram demônios disfarçados.
Sua história encontra-se pelos livros dos Reis.Precisamente a partir de 1Rs 17, 1. até 2Rs 2, 12.Aconselho a ler, é um cara incrível, sua fé fez com que se mudasse a história da região. Destaca-se que só chovia na região, dentro de alguns anos, quando ele falava, ele podia ouvir a voz de Deus plenamente, e sempre obedecia. Ressuscitou o filho de uma viúva, e aqui algo impressionante. Em 1Rs 18, 21-39: Elias, profeta único do Senhor, desafia 400 profetas da "divindade" Baal, propõe que, cada um com seu sacrifício (um novilho) deixe em seu altar e clamem a sua divindade, aquela que responder era o Deus verdadeiro. Obviamente só o verdadeiro Deus respondeu e mandou fogo do céu que acabou com tudo do lado do sacrifício de Elias. Diga-se de passagem isso aconteceu no lendário Monte Carmelo. Depois disso, Elias se encontra pessoalmente com Deus, que o chama para continuar o caminho profético e chamar Eliseu como seu sucessor. Pra finalizar, Elias não morreu, foi arrebatado ao Céu, isso está em 2Rs 2, 1-12. através de uma carruagem de fogo. E ai ficou claro que ele teria que voltar. Há outra fonte de Elias em Eclo 48, 1-11. E em Ml 3, 22-24, onde diz claramente que Elias voltaria antes do dia do Senhor.
E de fato voltou, mas poucos sabiam, pois ele voltou na figura de João, o Batista. Diga-se de passagem o profeta Isaías também havia predito isso, em outras palavras (conforme Mt 3, 3; Is 40, 3; Mc 1, 2-3; Lc 1, 17; Lc 3, 4-6; Mt 14, 2; Mc 6, 14-15; Lc 9, 7-8), apesar de João ter batizado Jesus, foi Jesus quem o visitou primeiro, quando Nossa Senhora visitou Santa Isabel, sua prima, portanto João Batista e Jesus eram parentes. Aliás João ficou muito feliz com a vinda de Jesus (Lc 1, 44).
Botando "um pouquinho de pimenta" João Batista disse que não era Elias. Mas isso se deu, devido a quem o perguntava (as raças de víboras, os malditos sacerdotes daqueles tempos do judaísmo) e também ninguém deveria saber que ele o era, embora ele mesmo afirmou que era, mas seus ouvidos estavam "tapados", quando disse que ele era a voz que clamava no deserto, fazendo referência ao que disse o profeta Isaías que fazia referência de Elias. Isto está em Jo 1, 19-23. Ainda há mais o que dizer: Em Mc 9, 13 Jesus confirma que Elias já veio, na figura de João, que era considerado pelo próprio Cristo como mais que um profeta (Mt 11, 7-15)
Aliás João foi, se eu não me engano, o último dos profetas (dos moldes antigos), pregava no deserto e batizava pela água, inclusive Jesus, embora isso não fosse necessário. O Batismo serve para fecharmos a cicatriz do pecado original (bem verdade que não se fecha completamente, pois ainda deixa um sinal para lembrarmos dos nossos pecados), Jesus não precisava porque não tinha pecado algum, só o fez para dar exemplo e mostrar a importância desse ato. João foi preso e morto por Herodes, o filho do outro Herodes que queria matar Jesus ainda menino, e o mesmo Herodes que mandou Jesus pro tribunal de Pilatos, na Sua morte. João Batista foi degolado, pelo pedido da mulher de Herodes (Mt 14, 11; Mc 6, 16-28; Lc 9, 9). Sua morte se deu entre a ida e vinda dos apóstolos, por Jesus para pregar, isso se deu antes dEle caminhar sobre o mar - digo isso só para mostrar mais ou menos quando aconteceu.
Enfim, é isso, olhando as referência e buscando por outras (não encontrei outras, mas é provável que tenha) dá para entender bem desta figura, aliás seguramente há outras, durante a transfiguração de Jesus no Monte Tabor (Lc 9, 28-35), mas ai João (ou Elias) já estava morto, somente apareceu a Jesus com outro profeta (Moisés). Procurei colocar somente no período em que estava vivo. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário