Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mateus 3

Vamos ao terceiro capítulo do evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus. Nos dois primeiros falava-se sobre a vinda do Messias, e daqui em diante até o sétimo capítulo fala sobre a apresentação de Jesus.
Pregação de João Batista. 1 Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia:
"Naqueles dias" é mais ou menos 30 anos depois do nascimento do Messias. Agora vejamos o que João, o Batista, disse:
2 "Convertei-vos porque está próximo o reino dos céus". 3 Pois este é aquele de quem falou o profeta Isaías:Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas estradas.
João era um grande sinal, que muitos não reconheceram, pois está em Isaías 40,3, e se forem ver melhor esse capítulo verão que se tratava do anunciador público da vinda do Messias, aconselho ler Is 40, 3-5. Vejamos a continuação.
4 João usava uma veste de pêlos de camelo e um cinto de couro na cintura. Sua comida eram gafanhotos e mel silvestre.
Confiram o que tem em 2Rs 1,7-8. Depois eu comento sobre isso, mas aqui também fala sobre a vida consagrada que tinha João. Continuemos.
5 Vinha procurá-lo gente de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a região do rio Jordão. 6 Confessavam seus pecados e por ele eram batizados no Jordão.
Aqui vemos duas das principais maravilhas na religião católica: a confissão e o batismo. João vinha do alto, portanto sabia que essas duas coisas eram da vontade de Deus.
7 Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e saduceus vinham para o batismo, João lhes disse: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que vem? 8 Produzi, pois, frutos de verdadeira conversão 9 e não vos façais ilusões, dizendo a vós mesmos: Temos Abraão por pai. Pois eu vos digo: Deus pode fazer nascer destas pedras filhos de Abraão. 10 O machado já está posto sobre a raiz das árvores; toda árvore que não der bons frutos, será cortada e lançada ao fogo. 11 Eu vos batizo com água em sinal de conversão. Depois de mim, porém, virá outro mais forte do que eu, de quem não sou digno de carregar as sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 12 Com a peneira na mão limpará seu terreiro e recolherá o trigo ao celeiro, mas queimará a palha num fogo que não se apaga."
Para verem como são as coisas de Deus: este homem era Elias, o profeta mais sobrenatural na história, ele nem tinha morrido, foi para o céu, retornou na humildade de João Batista e mesmo ele, que é tipo um quase-deus, não é digno sequer de segurar as sandálias do Messias. E, obviamente, ele sabia dos pecados e mal-feitos dos líderes religiosos daquela época. Continuemos.
Batismo de Jesus.13 Jesus veio da Galiléia ao rio Jordão até João, para ser batizado por ele. 14 João, porém se opunha, dizendo: "Eu é quem devo ser batizado por ti e tu vens a mim?"
Vejam que Elias reconheceu de cara o Messias, que é Jesus. Vamos ao final do capítulo.
15 Jesus respondeu: "Deixa agora, pois convém que assim cumpramos toda a justiça". Então João concordou. 16 Depois de batizado, Jesus saiu logo da água. Nisso, os céus se abriram, e ele viu o Espírito Santo de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. 17  E do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, de quem Eu me agrado."
Essa passagem é importantíssima, pois mostra explicitamente quem é Jesus, o filho amado de Deus que, mesmo não precisando ser batizado, pois não tinha o pecado original, dá o exemplo e é obediente ao Pai, que o recompensa com uma declaração de Amor única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário