Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Apêndices extracanônicos - parte 2

Neste segundo post, estarei escrevendo sobre mais um escrito Extra Canônico – como já expliquei - não bíblicos ou que não fazem parte da Bíblia Sagrada, portanto o que está aqui significa dizer que não foi aceito pela Igreja, porém estava presente em uma Bíblia antiga, na seção de Apêndices Extracanônicos. Essa Bíblia Sagrada foi impressa no ano de 1967 na gráfica das edições Paulinas, onde diz que é uma tradução dos textos originais, com notas, dirigidas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma - vale lembrar que tudo que está transcrito é o que está em negrito, o que não estiver são comentários meus, a exemplo de outras publicações de meu blog – Os revisores exegéticos são: Pe. Frederico Dattler s.v.d.; Fr. Daniel de Conchas o.f.m.cap.; Pe. Léo Persch; Pe. Antônio Charbel s.d.b.; Pe. Joaquim Salvador s.d.b.; revisores: Pe. Lucas Caravina, s.s.p.; Fr. H. Dalbosco s.s.p..
 E este segundo texto trata-se de um escrito apostólico, de São Paulo aos Laodicenses, onde vou transcrever inclusive essa nota abaixo:
Na sua autêntica e canônica Epístola aos Colossenses (Col 4, 16), S. Paulo alude a outra epístola sua que lhes seria comunicada de Laodicéia. Tendo-se perdido todo e qualquer vestígio desta, houve quem quisesse supri-la com a seguinte carta, composta (ao que parece) em grego, no séc. IV, mas que chegou a nós sòmente em muitíssimos (mais de cem) manuscritos latinos, de permeio às autênticas epístolas paulinas. O “Livro das Escrituras divinas” (chamado também “Espelho”, errôneamente atribuído a Sto. Agostinho), compilação de sentenças bíblicas ordenadas por matéria, obra que foi escrita na África ou na Espanha, no séc. V, cita-lhe o v.4 entre a Epístola a Tito e a 1Jo. Era, portanto, considerada canônica naqueles tempos e países. Ante essa tradição latina, julgamos útil apresentar aqui a tradução portuguesa. O texto latino pode ser lido em Migne, Patrologia latina, vol 153, col 565 D-568 A.
Como dito isso mesmo é que está escrito nesta parte da Bíblia, na seção não canônica, em outras palavras, o que os padres quiseram dizer foi que isto, até que se prove o contrário, não é um escrito de Paulo, mas que um dia já foi aceito pela Igreja por ter uma grande semelhança às suas obras, coisas que hão de perceber com a leitura, para quem conhece os escritos de São Paulo. Porém, como muitas coisas de Deus não sabemos, pode ser que tenha sido escrito com base em aparições (teoria que estou lançando), de todo modo, como os próprios revisores escreveram, pode ser útil. Eis abaixo.
1Paulo, constituído apóstolo, não pelos homens nem por intervenção de algum homem, mas por Jesus Cristo, aos irmãos que estão em Laodicéia:2Graça e paz vos provenha de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
3Dou graças a Cristo em todas as minhas orações, porque vós permaneceis unidos a ele e perseverais nas suas obras, aguardando o bem prometido para o dia do juízo.4Não vos deixes subornar pelas vãs palreiras dos tais que procuram insinuar-se para vos apartarem da verdade do Evangelho, que vos preguei.5E agora Deus fará que aquêles que eu evangelizei prestem trabalho ativo para o progresso do Evangelho e, praticando a bondade, trabalhem na salvação da vida eterna.6Agora todos têm notícias das minhas cadeias, que sofro por Jesus Cristo, e com isso me alegro e gozo.7Isso me serve para a salvação perpétua, e me é dado pelas vossas orações e subministração do Espírito Santo,quer para a vida, quer para a morte.8Na verdade, para mim o Cristo é a verdadeira vida e o morrer é uma alegria.9E para o mesmo efeito usará convosco a sua misericórdia, de modo que, animados pela mesma dileção, vos acheis concordes no mesmo sentimento.10Portanto, ó caríssimos, o que ouvistes falar de mim, quando me encontrava entre vós, conservai-o e praticai-o no temor de Deus, e tereis vida para sempre,11pois é Deus que opera em vós.12E aquilo que fazeis, fazei-o sem jamais retrocederdes.13De resto, caríssimos, alegrai-vos em Cristo e aguardai-vos dos açambarcadores de lucros vis.14Sejam abertas tôdas as petições que dirigis a Deus e permanecei firmes no sentir com Cristo.15O que fizerdes, seja sempre irrepreensível, justo, pudico, sincero e amigável.16Retendo no coração tudo o que ouvistes e aceitastes,17e tereis paz.
18Saúdam-vos os santos.19A graça do Senhor Jesus esteja com vosso espírito.20Pedi que vos leiam a epístola aos colossenses.
Bem, a Bíblia é imensa, e há muito o que se ler, deem prioridade a ela, mas caso haja tempo e interesse, leiam esses textos e comparem com outros escritos bíblicos, e peçam a Deus a sabedoria para conhecer a verdade. A verdade é Jesus Cristo, então se você quiser ler só os Evangelhos não está errado, porém seria bom conhecer outras fontes, pois a Bíblia é a carta de Deus para nós, e pode ser (não estou dizendo nem que sim nem que não) que nós, homens, tenhamos retirado uma ou outra parte, mas o essencial sempre fica. “Céus e terras passarão, mas minhas palavras não passará” (CRISTO, Jesus).
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário