Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mateus 5 - parte 3

Parte 3 e final desse capítulo, que teve que ser subdividido em três posts pelo seu tamanho e profundidade. Seguimos para o final Mt 5, 33-48.
Veracidade e generosidade. 33 Ouvistes ainda que foi dito aos antigos:Não jurarás falso, mas cumprirás junto ao Senhor os teus juramentos. 34 Pois eu vos digo: Não jureis de maneira alguma, nem pelo céu, pois é o trono de Deus; 35 nem pela terra, pois é o suporte de seus pés; nem por Jerusalém, pois é acidade do grande rei. 36 Nem tampouco jures por tua cabeça, pois não poderás tornar branco ou preto nenhum de teus cabelos. 37 Seja a vossa palavra sim, se for sim; não, se for não. Tudo o que passar disso vem do Maligno.
A lei dizia: não jurar quando está mentindo, e Jesus nos diz para não mentir de maneira nenhuma. Cristo cita Is 66, 1, o céu e a terra como partes de onde está Deus. Ainda afirma que a mentira é obra do Maligno, do diabo. Continuemos.
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 39 Pois eu vos digo: Não resistais ao malvado. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. 40 E se alguém, quiser te processar para tirar-te a túnica, deixa-lhe também o manto. 41 Se alguém te obrigar a carregar-lhe a mochila por um quilômetro, leva-a por dois. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja um empréstimo.
"Olho por..." é a lei de Talião, trata-se de uma lei injusta, pois caso um homem matasse o filho de outro homem, esse outro homem tería o direito de matar o filho daquele que matou seu filho: um exemplo grosseiro, mas que mostra uma injustiça completa com a morte dos inocentes. Jesus nos diz que deve-se - embora praticamente ninguém faça - se dispor ao que te agride, ajudá-lo a fazer o que quer e ainda mais, em outras palavras: amar os inimigos.
Amor aos inimigos. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo. 44 Pois eu vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelo que vos perseguem, 45 para serdes filhos de vosso Pai que está nos céus. Porque ele fez nascer o sol para os bons e maus, e chover sobre justos e injustos. 46 Pois se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não o fazem também os cobradores de impostos? 47 E se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem também os pagãos? 48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.
Jesus abre os olhos do povo: Até os injustos cumpriam a lei, e seus seguidores deveriam fazer além e amar também os inimigos. Especial para Mateus, o Levi, era considerado injusto porque era cobrador de impostos, mas é igualmente amado por Jesus; "sede perfeitos...", porque o homem é a imagem e semelhança de Deus.
Até o sexto capítulo - ainda com o discurso de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário