Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mateus 4 - parte 2

Dando continuidade, após o período de fome no deserto. (agora é Mt 4, 12-25)
Início da ação messiânica.12 Ouvindo que João fora preso, Jesus retirou-se para a Galiléia. 13 Deixando Nazaré, veio morar em Cafarnaum à beira-mar, nos limites de Zabulon e Neftali, 14 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 15Terra de Zabulon e terra de Neftali, caminho do mar, região da Transjordânia, Galiléia dos pagãos! 16 O povo que estava nas trevas viu uma grande luz e para os que moravam na região escura da morte, levantou-se uma luz.
17 Desde então Jesus começou a pregar e a dizer: "Convertei-vos, pois o reino dos céus está próximo".
Mateus avança no tempo para mostrar que João Batista foi preso, e esse era o sinal que Jesus precisava para ir até a Galiléia, pois haveria de ser chamado Galileu. Isaías 8, 23 e 9, 1, comentam sobre a vinda do Salvador, que haveria de estar junto com os pagãos, pois o próprio Cristo vai dizer depois que não veio pelos "justos", mas pelos que precisavam dEle. Seguimos.
A vocação dos primeiros discípulos. 18 Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus lhes disse: "Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de gente". 20 Deixando imediatamente as redes, eles o seguiram. 21 Indo mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Juntamente com seu pai Zebedeu, consertavam as redes no barco. Jesus os chamou. 22 Eles prontamente deixaram o barco e o pai, e o seguiram.
O enredo da escolha, na verdade, é um pouco maior, havia um contexto, não foi só Jesus chamar e eles irem Lc 5, 1-11, mas Mateus quer nos dizer sobre a vocação: pessoas escolhidas por Deus para o segui-Lo. Continuemos.
Jesus atrai mulitdões. 23 Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando toda doença e enfermidade do povo. 24 Sua fama chegou à Síria inteira. Traziam-lhe, por isso, todos os que sofriam de algum mal, os atacados de diversas doenças e sofrimentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos; e ele os curava. 25 Grandes multidões o seguiam da Galiléia e da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e da Transjordânia.
Finalizamos o capítulo mostrando o início do trabalho de Jesus: a vinda do reino, os seus seguidores e as curas. Logo se transformou em um profeta famoso em boa parte da região. Até o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário