Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

domingo, 13 de abril de 2014

Eucaristia

eucaristia é o ponto central da nossa vida, pois trata-se do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo entregado por Ele para nós. Pode ser a nossa salvação.
Aconteceu que antes de Jesus ser entregue, fez a última ceia com os discípulos. Pegando o pão, partiu, deu graças e abençoou dizendo: Isto é Meu corpo, que será entregue por vós. No final da ceia Ele pegou o cálice com vinho, deu graças novamente, e entregou aos discípulos dizendo: Este é o cálice do Meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por muitos para a remissão dos pecados, fazei isso em memória de mim.
A instituição da eucaristia encontra-se em Mt 26, 26-29; Mc 14, 22-25; Lc 22, 14-20. Incrível João não ter escrito sobre isso, ele que estava ao lado de Jesus em todos os sentidos.
O sofrimento vivido por Jesus foi a Nova Aliança, a antiga aliança era a de Deus com o povo de Israel e Jesus expande para muitos, ou seja, quem o aceitar como O Filho de Deus, pois Jesus não derramaria seu santo sangue por aqueles que não o querem.
E o Cristo pede para repetirmos o gesto, que foi compreendido depois de Pentecoste - a vinda prometida do Espírito Santo de Deus sobre os homens, cinquenta dias após a ressurreição - e foi repetida pelos discípulos depois, sobretudo Pedro e também João, e assim foram repassando os costumes. E esse gesto continua nos dias de hoje com a Santa Missa, onde o celebrante repete os gestos simbólicos de Jesus com a hóstia (pão) e o cálice com vinho. No rito atual há algumas diferenças em relação a santa ceia, até porque a ceia pascal era um costume dos judeus.
A hóstia é feita utilizando-se farinha de trigo e água, e depois passa por um processo para assar - um verdadeiro pão. O cálice com vinho naquele tempo era distribuído pela mesa e todos bebiam no cálice,  no rito atual a hóstia, já consagrada, é emergida no vinho, também consagrado, e entregue para os fiéis, que devem, antes, dizer "Amém!" ao ouvir "O corpo e o sangue de Cristo", também pode dizer umas palavras de adoração e fé. A maioria recebe o corpo do Senhor em pé, mas seria ideal de joelhos. Após receber, vá para o seu lugar, ou outro, e reflita a respeito da Paixão.
Não é aconselhado receber o Corpo de Cristo por mulheres, nem se estiver sem confissão, ou em pecado mortal. Também deve haver confiança no padre que celebra a Missa, pois se o padre não ter fé na consubstanciação, ou seja, na transformação da hóstia no corpo de Cristo, a hóstia não estará consagrada, portanto não seria o Corpo de Cristo, e portanto não seria nem bom recebê-la.
Já se aconteceram milagres (chamados milagres eucarísticos) no momento da comunhão - recebimento do corpo de Cristo - aliás já aconteceu aos montes, ao ponto de não ser possível colocar neste post. Colocaremos em outros posts cada caso que formos citar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário