Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Semana do Rosário

Neste blog, vamos fazer a semana do Santo Rosário. Hoje, segunda, as considerações iniciais sobre essa oração, na terça-feira o rosário e suas partes, na quarta-feira os mistérios gozosos, na quinta os mistérios dolorosos, na sexta os mistérios gloriosos e no sábado os mistérios luminosos.
Vamos hoje explicar o que é um terço mariano e o que é um rosário.
O rosário é uma das mais antigas forma de oração dos religiosos católicos, começou, pois com o costume mais antigo ainda de rezar os 150 salmos, mas se fez necessário uma "atualização", e para isso passou-se a rezar também 150 Pai-nossos e 150 Ave-Maria. O rosário são as 150 Ave-Marias.
O tempo passou e os costumes modificaram-se um pouco. Os Salmos ainda são rezados, mas agora anualmente (me refiro, aqui, aos padres, por exemplo), enquanto o rosário, graças a sua eficácia, deve ser rezado todos os dias por todos, ou pelo menos um terço, conforme Nossa Senhora em Fátima, preferencialmente de joelhos.
E ai surge o terço. O terço é uma das partes do rosário. O rosário é composto por 3 terços marianos. A partir do papa João Paulo II, passou-se a rezar, opcionalmente, mais um terço. O rosário funciona da seguinte maneira: oração + meditação. É uma forma 2 em 1 de se rezar, ao mesmo tempo que pensa sobre as Ave-Marias e os Pai-nossos, pensa nos mistérios atribuídos a cada dezena.
Para isso há três grupos de mistérios e mais um, a partir do papa João Paulo II. Os mistérios gozosos, onde se contempla a anunciação do anjo à Nossa Senhora, a visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, o nascimento de Cristo, a apresentação de Jesus no templo e Jesus aos doze anos no templo;os mistérios dolorosos, onde se contempla o sofrimento, a dor e a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, a flagelação, a coroação de espinhos, o caminho ao Calvário e a crucificação de Jesus;os mistérios gloriosos, onde se contempla a ressurreição de Jesus, a ascensão de Jesus, a vinda do Espírito Santo, a assunção de Nossa Senhora e a coroação de Nossa Senhora, como rainha do céu e da Terra. Por fim os "mistérios adicionais", os mistérios luminosos, onde se contempla o batismo de Jesus, o milagre em Caná, a pregação sobre a vinda do Reino de Deus, a transfiguração de Jesus e a instituição da Eucaristia.
Se você for rezar o rosário completo, reze na ordem cronológica, os mistérios gozosos, depois os dolorosos e depois os gloriosos. Se você for rezar o rosário e mais um terço, conforme o papa João Paulo II, reze os mistérios gozosos, depois os luminosos, depois os dolorosos e depois os gloriosos.
Se você acha que tudo isso é muito, comece rezando aos poucos, comece com um terço por dia, geralmente é só o que algumas pessoas fazem, e fazem da seguinte maneira: na segunda reza os mistérios gozosos, na terça os dolorosos, na quarta os gloriosos, na quinta os luminosos, na sexta-feira os dolorosos, no sábado os gozosos e no domingo os gloriosos.
A saber: o nome rosário significa coroa de rosas, isso porque se dá uma coroa de rosas completas à Nossa Senhora, quando bem rezado e de maneira completa, belo presente ein? O melhor terço para se contemplar são os mistérios dolorosos. Graças à aparição de Nossa Senhora à São Domingos que ficamos sabendo da eficácia do Santo Rosário. O rosário serve para a conversão dos pecadores e o livramento das almas do purgatório. O diabo odeia quando você reza, sobretudo o rosário, ele vai fazer de tudo para te impedir, fique consciente dos ataques. Para escrever sobre isso, li um livro que aconselho a todos que tem interesse pelo tema à lerem: A eficácia maravilhosa do Santo Rosário, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Se houver esse interesse nos comentários, vou ver se consigo colocar uma versão neste blog para baixar, ou indico onde baixei. Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário