Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mateus 17

Versão completa do capítulo 17 de São Mateus: Mt 17, 1-27.
17  A transfiguração de Jesus. 1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a sós para um monte alto e afastado. 2 E transfigurou-se diante deles. Seu rosto brilhou como o sol e as roupas se tornaram brancas como a luz. 3 Nisso, apareceram Moisés e Elias conversando com Ele.
Moisés e Elias representam a Lei e os profetas, símbolos e grandes personalidades do Antigo Testamento. Continuemos.
4 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, levantarei aqui três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e uma para Elias". 5 Ele estava ainda falando quando uma nuvem brilhante os envolveu e da nuvem se fez ouvir uma voz que dizia: "Este é meu Filho amado, de quem Eu me agrado, escutai-O". 6 Ao ouvir a voz, os discípulos caíram com o rosto no chão e ficaram com muito medo. 7 Jesus se aproximou, tocou-os e disse: "Levantai-vos e não tenhais medo". 8 Então eles ergueram os olhos, mas não viram mais ninguém a não ser Jesus.
Mais uma vez Deus-Pai fala com Jesus, dá uma nova declaração de amor e um aviso: "escutai-O".
9 Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos". 10 Os discípulos perguntaram-Lhe: "Por que, então, os escribas diziam que primeiro deve vir Elias?" 11 Ele respondeu: "Elias de fato deve voltar e restabelecer tudo. 12 Mas Eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo o Filho do homem vai sofrer nas mãos deles". 13 Os discípulos compreenderam então que lhes falava de João Batista.
A Pouca fé dos discípulos. 14 Quando voltaram até o povo, um homem aproximou-se dele e, de joelhos, 15 suplicava: "Senhor, tem piedade de meu filho! Ele é epiléptico e tem ataques tão fortes que muitas vezes chega a cair no fogo ou na água. 16 Apresentei-o a teus discípulos mas eles não foram capazes de curá-lo". 17 Jesus respondeu: "Ó gente incrédula e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei-o aqui". 18 Jesus esconjurou o demônio que saiu do menino, e na mesma hora ele ficou curado. 19 Então os discípulos chegaram perto de Jesus e, em particular, lhe perguntaram: Por que nós não pudemos expulsar este demônio?" 20 Ele respondeu: "Por causa de vossa pouca fé. Eu vos garanto: Se tivésseis uma fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a este monte: 'sai daqui para ali' e ele iria, e nada vos seria impossível".
Jesus "pega pesado" com os discípulos para mostrar-lhes a importância da fé, que com ela tudo se pode.
O segundo anúncio da paixão.22 Quando eles estavam reunidos na Galiléia, Jesus disse-lhes: "O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, 23 e eles o matarão, mas ao terceiro dia ressuscitará". E eles ficaram muito tristes.
A liberdade e o tributo. 24 Quando entraram em Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo vieram a Pedro e perguntaram: "Vosso mestre não paga o imposto?". 25 Ele respondeu: "Paga sim". Ao entrar em casa, Jesus se antecipou, perguntando: "Que te parece, Simão? De quem os reis da terra cobram impostos ou tributos, dos filhos ou dos estranhos?" 26 Ele respondeu: "Dos estranhos". E Jesus lhe disse: "Então os filhos são isentos. 27 Mas, para não os escandalizarmos, vai ao mar, lança o anzol, pega o primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e nela acharás uma moeda. Retira-a e dá por mim e por ti".
Esse imposto era destinado a manutenção da casa de Deus. Ora, sendo Jesus = Deus, porque Ele iria pagar? Para não escandalizar o povo. Então, como Ele era o ser mais pobre do universo e não tinha qualquer dinheiro ou bem (além da roupa do corpo) pediu para Pedro pescar que o Pai providenciaria o tributo por meio de um peixe.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário