Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mateus 10 - parte 2

Dando continuidade: Mt 10, 25-42.
Não temais! 26 Portanto, não tenhais medo deles; porque não há nada encoberto que não venha a ser revelado, nem escondido que não venha a ser conhecido. 27 Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão, e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido.
O que Jesus diz é tão certo que ninguém deve temer ao repeti-Lo; "medo deles" se refere às pessoas más, conforme os versículos anteriores. Continuando.
28 Não tenhais medo dos que matam o corpo mas não podem matar a alma. Deveis ter medo daquele que pode fazer perder-se a alma e o corpo no inferno. 29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha de cobre? E nenhum deles cai por terra sem a vontade do vosso Pai. 30 Quanto à vós, até mesmo os cabelos todos da cabeça estão contados. 31 Portanto, não tenhais medo. Valeis mais do que muitos pardais.
Eis uma grande verdade: muitas vezes nos preocupamos com aqueles que podem fazer mal ao nosso corpo, mas não percebemos quando o inimigo de Deus - e nosso - se encontra para nos derrubar. Já falei dele outras vezes, e Jesus pede para termos atenção em relação a ele, para que esse satanás não façam com que caíamos diante de Deus, não nos induza ao erro, que sempre será cometido por nós. A comparação com o pardal foi muito boa, até mesmo um simples pardal faz o que Deus manda, e nós, que valemos muito mais que eles, aí é que deveríamos obedecer mesmo. Seguindo.
32 Todo aquele, pois, que der testemunho de Mim diante dos outros, também Eu darei testemunho dele diante de Meu Pai que está nos céus. 33 Mas todo aquele que Me negar diante dos outros, também Eu o negarei diante de Meu Pai que está nos céus.
Pró ou contra Cristo. 34 Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer a paz, e sim a espada. 35 Pois vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36 Os inimigos da gente serão os próprios parentes.
Ó Jesus, quantas verdades dizes. Ele mesmo quem diz: "Não vim trazer paz". Para comentar isso é necessário voltar ao tempo, funciona assim: Deus criou o paraíso, e o deu a sua criação favorita - o homem - daí os primeiros (Adão e Eva) caíram no conto do diabo e pecaram, e o Criador castigou a humanidade privando-a da paz, colocando-os no mundo sem sua presença constante, e o ser humano foi ladeira à baixo, mas não é isso que Deus quer, Ele quer que o homem O ame, e fez de tudo para isso, desde Abrão até os últimos profetas, mas nenhum homem poderia refazer a aliança com Deus, foi preciso que o próprio Deus, na figura de Cristo, descesse dos céus com os propósitos de converter a humanidade e abrir novamente as portas do paraíso. A vida de um cristão não é para ser aquela felicidade das propagandas de margarina, mas o homem só terá a verdadeira felicidade com Deus. Ora quem mais, além do próprio Criador poderia dar felicidade? O diabo, com prazeres carnais que só servem para destruir a alma humana? (claro que não!) Se acham que não falo bem, procure sobre a vida dos santos, e digam-me em que condições eles foram felizes. Jesus cita no final Mq 7,6 e vale a pena até ler um pouco antes, tudo para dizer, em outras palavras, que a confiança deve ser somente em Deus. Continuando.
37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim. E quem ama o filho ou a filha mais do que ama a Mim, não é digno de Mim. 38 E quem não toma a sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim. 39 Quem procura a sua vida, há de perdê-la; e quem perde a sua vida por amor de Mim, há de encontrá-la.
São duras as palavras de Jesus, mas Ele é justo, e tudo que falou está certo. Mas quem é como os santos que conseguiram "morrer para si e viverem para Deus?" Muito poucos, mas o que nós conseguirmos será levado em conta, devemos sempre dedicar um tempo para Ele, se será um longo tempo como o dos santos, ótimo, mas pode ser um pequeno tempo que pode ir aumentando com o passar do tempo, seja na oração, nas missas, nas obras de caridade, etc. poderá haver quedas, procure sempre por aquele que te guiou enquanto estava no caminho certo. Façamos as confissões, as penitências e voltemos à caminhada.
Acolhida e prêmio. 40 Quem vos recebe, a Mim recebe, e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. 41 Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá recompensa de justo. 42 E quem der de beber a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, ainda que seja um copo de água fresca, eu vos garanto que não perderá sua recompensa.
E assim termina o capítulo. E ai? Como você recebe Jesus? Como Filho de Deus? Terá uma grande recompensa. Como um profeta, como os Judeus? Como um justo? Jesus mesmo diz as recompensas. Aqui também se encontra a lógica da religião católica a respeito da intercessão dos santos (versículo 40, quem tiver olhos, que veja), e ao final Cristo diz que quem fizer por aqueles que estão com Ele, terá sua recompensa como se a Ele tivesse feito. Capítulo maravilhoso! Até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário