Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mateus 13 - parte 1

Esse capítulo é extenso e cheio de parábolas. Nessa primeira parte: Mt 13, 1-23.
13 Parábola do semeador. 1 Naquele dia, Jesus saiu da casa e sentou-se junto ao mar. 2 Reuniu-se em volta dEle tanta gente, que Ele teve que entrar num barco para sentar-se, enquanto a multidão ficou na praia. 3 Falou-lhes então muitas coisas em parábolas: "O semeador saiu a semear. 4 Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho. Vieram os pássaros e comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo germinou porque a terra não era profunda. 6 Mas, quando o sol se levantou, ficou queimada e, como não tinha raízes, secou. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Outra parte saiu em terra boa e deu frutos, uma cem, outros sessenta, outra trinta. Quem tiver ouvidos que ouça".
Razão das parábolas. 10 Os discípulos aproximaram-se e lhe perguntaram: "Por que lhes fala em parábolas?" 11 Jesus respondeu: "Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus mas a eles não. 12 A quem tem será dado, e terá em abundância; mas de quem não tem será tirado até mesmo o que não tem. 13 É por isso que lhes falo em parábolas: porque, olhando, não enxergam e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. 14 Neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvireis com os ouvidos e não compreendereis, olhareis com os olhos e não enxergareis, 15 porque o coração deste povo se endureceu, ouviram com mal ouvidos e taparam os olhos, para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração e se convertam, e assim eu os cure. 16 Mas vossos olhos são felizes porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Pois eu vos digo: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram.
Jesus cita Is 6, 9. Isaías repetiu o que Deus pediu para ser dito, mas, diferente do que muitos pensam, Isaías foi quem mais escreveu sobre o Messias, talvez nem ele soubesse na época que Deus falava em relação À outro que não ele. Continuemos.
Explicação da parábola. 18 Ouvi, portanto, a parábola do semeador. 19 Quando alguém ouve a palavra do Reino e não a entende, chega o maligno e arranca o que lhe foi semeado no coração: é o que foi semeado junto ao caminho.
Está no versículo 4 deste capítulo, são as pessoas que escutam sobre Deus, mas "estão ao léu" e portanto vem o diabo e faz com que esqueçam do que foi ouvido.
20 O que foi semeado em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raízes, é inconstante: surgindo uma tribulação ou perseguição por causa da palavra logo fraqueja.
Está no versículo 5, são pessoas que não tem a base, a fé nas tribulações e a confiança em Deus, e não nos homens.
22 O que foi semeado entre espinhos representa quem ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e tornam estéril.
Estão nos versículos 6 e 7, mostram uma pessoa que até fica feliz em conhecer um pouco mais da palavra, mas quando descobre que esse caminho é de cruz, é sufocado. Acredito que sejam, aqui, boa parte dos fiéis católicos, felizmente isso tem mudado.
23 O que foi semeado em boa terra é quem ouve a palavra e a entende e dá frutos: uns cem, outros sessenta, outros trinta".
Significa dizer, está no versículo 8, que existem vários ouvir, pois não se trata só de ouvir e sim reproduzir o que ouviu, e nisso há pessoas com diferentes méritos. Detalhe: O semeador, que é Jesus e a Bíblia, semeia, ou seja, dá conhecimento a todos, mas que são bem poucos aqueles que, de fato, escutam e conseguem fazer o que escutam.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário