Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mateus 12 - parte 1

Leitura bíblica, em Mt 12, 1-32.
O senhor do sábado. 1 Certa ocasião, Jesus estava andando por entre as plantações de trigo, num dia de sábado. Com fome, seus discípulos começaram a arrancar espigas e comê-las. 2 Vendo isso, os fariseus lhe disseram: "Olha! Teus discípulos fazem o que não é permitido fazer no sábado" 3 Ele, porém, lhes disse: "Não lestes o que Davi fez quando teve fome, ele e os que o acompanhavam? 4 Como entrou na casa de Deus e comeu os pães sagrados que nem a ele, nem aos que estavam com ele era permitido comer, mas só aos sacerdotes?
Cada coisa viu. Jesus e os seus estavam passando por um lugar cheio de fartura, ai os fariseus arrogantes quiseram dizer que estavam cometendo um crime, o de violar o sábado. Jesus, porém, mostra pra eles, que se acham os donos da razão, que há muita coisa que não sabem, e cita um acontecimento em 1Samuel 21, 5-7, vejamos a continuação da pergunta de Jesus.
5 Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes em serviço no Templo violam o sábado sem se fazerem culpados? 6 Pois eu vos digo: quem está aqui é maior do que o Templo. 7 Se compreendêsseis o que significa: Quero misericórdia e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes. 8 Porque o Filho do homem é o Senhor do sábado".
Jesus cita Os 6, 6, para mostrar também que mesmo quando se têm conhecimento da palavra, não adianta quando esta não é, verdadeiramente, revelada. Seguindo.
Cura no sábado. 9 Jesus saiu dali e foi a sinagoga deles. 10 Estava ali um homem com uma das mãos paralisada. Para poderem acusá-Lo, fizeram-lhe a seguinte pergunta: "É permitido curar no sábado?" 11 Ele, porém, lhes disse: "Quem de vós, tendo uma ovelha, e caindo ela num poço em dia de sábado, não irá pegá-la e retirá-la de lá? 12 Ora, uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha! Portanto é permitido fazer o bem no sábado".
Como o ser humano é idiota. Jesus teve que vir e dizer que é permitido fazer o bem no sábado. Isso não é óbvio? E o pior, tenho certeza que Ele diria muito mais coisas nos dias atuais.
13 Então disse ao homem: "Estende a mão". Ele a estendeu e ficou sã como a outra. 14 Os fariseus se retiraram e se reuniram em conselho contra Ele, para matá-Lo.
O Servo eleito de Deus. 15 Ao saber disso, Jesus afastou-Se dali. Muitos o seguiram e Ele os curou a todos. 16 Mas proibiu-lhes severamente que o dessem a conhecer, 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 18 Este é o meu servo, que escolhi; meu bem amado, de quem minha alma se afeiçoou. Farei repousar sobre Ele meu Espírito, e Ele anunciará o direito às nações. 19 Não discutirá nem gritará, nem se ouvirá Sua voz nas praças públicas. 20 Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até fazer triunfar o direito. 21 Em Seu nome as nações depositarão sua esperança.
Eis como Jesus vem, como um cordeirinho. (Is 42, 1-4) Manso e humilde. Vejam no versículo 18 a prova de amor do Pai, e o que aconteceu quando Jesus foi ao Batismo.Não quebrar o caniço rachado significa dizer não condenar os pecadores, mas procurar convertê-los e não apagará o pavio significa não destruir os poderosos. Jesus não conquistou pela espada, mas pelo coração.
Jesus e Belzebu. 22 Trouxeram-Lhe, então um endemoninhado cego e mudo, e ele o curou, de sorte que ele falava e enchergava. 23 A multidão admirada dizia: "Não será Ele o filho de Davi?" 24 Mas, ao ouvirem isto, os fariseus disseram: "É pelo poder de Belzebu, o chefe dos demônios, que Ele expulsa os demônios". 25 Conhecendo todos os seus pensamentos, Jesus lhes disse: "Todo reino dividido contra si mesmo acaba em ruína. Nenhuma cidade ou casa dividida contra sí mesma poderá manter-se. 26 Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra sí mesmo, como então se manterá o seu reino? 27 Se Eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsão vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 28 Mas, se é pelo poder do Espírito de Deus que Eu expulso os demônios, então o Reino de Deus chegou até vós.
Os fariseus estavam tão loucos para desconsiderarem Jesus que acabavam se enrolando nas sua próprias estórias sem lógicas. E Jesus ainda faz o favor de indicar quem Ele é "pela zilionésima vez". E Jesus segue dizendo.
29 Como poderá alguém entrar na casa de um homem forte e roubar seus bens, se antes não o tiver amarrado? Só então poderá saquear a sua casa. 30 Quem não está Comigo, está contra Mim; e quem não recolhe comigo, espalha.
Mais uma coisa interessante sobre Jesus. Ali haviam muitos ladrões (sim, os fariseus) então para se fazer entender Ele falava da realidade deles, por isso foi considerado louco por alguns. E aqui Cristo ainda denuncia a omissão (v. 30).
31 Por isso Eu vos digo: As pessoas serão perdoadas por todo pecado e blasfêmia. Só não lhes será perdoada a blasfêmia contra o Espírito Santo. 32 Se alguém disser uma palavra contra o Filho do homem, será perdoado. Mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não será perdoado nem neste mundo, nem no futuro.
É bom falar o mínimo possível do Espírito Santo, porque está escrito acima. Hoje se vê muitos dizerem que o Espírito Santo está em "Fulano" e "Cicrano" e tudo isso pode ser considerado blasfêmia, visto que esses que se apontam ser o detentor desse Espírito são as piores pessoas do mundo. Que Deus nos guarde. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário