Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Como rezar o terço mariano

Hoje vamos abordar como rezar o terço mariano e como completar o rosário.
Para rezar o rosário é necessário rezar três terços marianos, pode-se rezar mais um terço além desses três, conforme o papa João Paulo II. Preferencialmente não reze os terços todos de uma vez só. Coloquei, abaixo, uma ordem com base nas minhas próprias experiências e no livro que li.
Para rezar o terço mariano:
Pelo Sinal da Santa Cruz+Sinal da Cruz
Invocação ao Espírito Santo:
Discurso prévio de comprometimento (opcional-Conforme São Luís Maria Grignion de Montfort): Uno-me a todos os santos que estão no céu, a todos os justos que estão sobre a terra, a todas as almas fiéis que estão nesse lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente Vossa Santa Mãe, e vos louvar nEla e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me vierem durante este Rosário[ou terço], que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último de minha vida.
Oferecimento do terço:Divino Jesus, ofereço-vos este terço que vou rezar, contemplando os mistérios da nossa redenção. Pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, concedei-me as virtudes para bem rezâ-lo, e a graça de ganhar as indulgências desta Santa Devoção.
Lembrai-vos(opcional)
Intenções: aqui você pode colocar as suas intenções, que para o rosário são infinitas, pode colocar quantas vier na mente (Apenas o Santo Rosário e a Santa Missa suportam infinitas orações, por lembrarem de toda a vida, morte e ressurreição de Cristo). Para um único terço, as tradições dizem quatro intenções. Além disso, é bom que se coloque as seguintes intenções: Nós oferecemos, particularmente em desagrávo dos pecados cometidos contra o Sacratíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório, pelas intenções do Santo Padre[o papa Francisco], pelo aumento e santificação do clero, pelo nosso Vigário[você pode dizer os nomes dos padres que você conhece], pela santificação e união das famílias, pelas missões, pelos enfermos e agonizantes, por todos aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções mais íntimas e urgentes[diga algumas, se quiser], pelo Brasil e pelo mundo inteiro.
É por isso que o rosário é tão importante, vejam quantas intenções importantíssimas, procurem rezar meditando sempre nas palavras que dizem.
Discurso de oferecimento (opcional-Conforme São Luís Maria Grignion de Montfort):nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, este Credo, para honrar os mistérios todos de nossa fé; este Pai-nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência e a trindade de Vossas Pessoas. Pedimo-vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.
Credo[segurando na cruz]
Pai-nosso e as três Ave-Marias[nas contas seguintes]
Glória ao Pai+Jaculatória.
Jaculatória:Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei, principalmente, aquelas que mais precisarem. Mãe de Deus, derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes da Vossa [Santa] chama de amor, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Pode colocar outras, pessoalmente ainda adiciono essas: São José, valei-me e a oração da Sagrada Família. (opcional)
Depois reza-se o mistério, fazendo o discurso, rezando o Pai-nosso e as dez Ave-Marias, meditando sobre o mistério oferecido. [nos próximos posts, detalharei essa parte]
Depois o Glória ao Pai e as Jaculatórias
Depois o próximo mistério, e assim sucessivamente até o último mistério. Depois que acabar a última jaculatória do último mistério, finalize assim:
Agradecimento do terçoGraças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de Vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de Vosso poderoso amparo, e para mais vos agradar, vos saudamos com uma Salve Rainha.
Salve Rainha
Sinal da Cruz.

Esse foi um modelo de um terço mariano, há outros por ai. Você, por exemplo, pode rezar o Angelus em vez das três Ave-Marias, entre outras mudanças, mas o mais importante é rezar meditando as Ave-Marias necessárias. Até os próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário