Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mistérios gloriosos

Aqui os mistérios gloriosos do terço mariano.
Fechando o rosário tradicional, vamos repetir o esquema de dois modelos de se rezar esses mistérios.
1° Mistério: Neste 1° mistério, contemplamos Jesus, que ressuscita, vencendo a morte, Jesus ressurge glorioso do sepulcro.A ressurreição de Jesus (Mc 16, 1-8) Fruto: A nossa ressurreição espiritual.
2° Mistério: Neste 2° mistério, contemplamos a ascensão de Jesus ao Céu com admirável glória.A ascensão de Jesus (At 1, 4-11) Fruto: O nosso desejo ao Céu.
3° Mistério: Neste 3° mistério, contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos.A descida do Espírito Santo (At 2, 1-13) Fruto: O espírito de oração.
4° Mistério: Neste 4° mistério, contemplamos a gloriosa assunção de Nossa Senhora ao Céu.A assunção de Nossa Senhora (1Cor 15, 20-23; 53-55) Fruto: A graça de uma morte Santa.
5° Mistério: Neste 5° mistério, contemplamos Nossa Senhora, sendo coroada como Rainha do Céu e da terra, e intercessora por todos nós, junto a seu filho Jesus.A coroação de Nossa Senhora (Ap 12, 1-6) Fruto: O amor e confiança em Maria.
As passagens bíblicas passam além dos Evangelhos pelo fato deles irem até a ressurreição de Jesus, mas ainda temos o testemunho dos apóstolos, Lucas em Atos dos Apóstolos, Paulo na Primeira Carta aos Coríntios e João, o mesmo evangelista, escrevendo o Apocalipse. A assunção de Nossa Senhora é um dogma cristão (verdadeiro, católico) indiscutível, apesar de não haver biblicamente sobre sua Assunção. Vamos ao outro modelo.
1° MistérioDiscurso da Ressurreição:Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima-primeira dezena, em honra de Vossa Ressurreição gloriosa; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o amor de Deus e o fervor no Vosso serviço. Amém.
2° Mistério: Discurso de Ascensão: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima-segunda dezena, em honra de Vossa triunfante Ascensão; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do Céu, Vossa cara pátria. Amém.
3° MistérioDiscurso do Pentecoste: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima-terceira dezena, em honra do mistério de Pentecoste; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, a descida do Espírito Santo em nossas almas. Amém.
4° MistérioDiscurso da Assunção de Nossa Senhora: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima-quarta dezena, em honra da ressurreição e triunfal assunção de Vossa Mãe Santíssima ao Céu; e Vos pedimos, por este mistério, e por Sua intercessão, uma terna devoção a tão boa Mãe. Amém.
5° MistérioDiscurso da Coroação de Nossa Senhora: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima-quinta dezena, em honra da coroação de Vossa Mãe Santíssima no Céu; e Vos pedimos, por este mistério, e por Sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Amém.
Só reescrevi as orações do santo, ele mesmo disse, no quarto mistério "ressurreição" se referindo a Nossa Senhora, bem como a Igreja gosta de dizer "isto é um mistério", fato é que ela morreu e depois veio na glória buscar o seu Santo corpo, se Ela ressuscitou pelas próprias forças ou foi ressuscitada por Jesus, é algo que talvez nem saberemos, mas tenho certeza que esse mistério ainda vai ser bem revelado. Agora vamos aquelas sugestões de meditação, confesso que esses mistérios são os que tenho mais dificuldade, mas vamos lá.
No primeiro mistério, medite sobre as promessas de Jesus antes da morte ele disse que morreria mas que ressuscitaria três dias depois e assim o fez, lembre que Ele não se mostrou a todos de início mas aos que foram procurá-lo, que apareceu depois para quem precisava vê-lo, pelo caminho de Emaús feito com os discípulos para de novo entregar seu corpo (eucaristia) e eles O reconhecerem, que ele desceu até o Limbo para abrir as portas do Céu aqueles que esperavam por entrar, que ele desceu mais ainda até o inferno onde se encontrou com os condenados e disse que se eles quisessem teria morrido por eles também, e que agora Jesus tinha plenos poderes sobre seu Santo corpo podendo aparecer em qualquer lugar e passar por dentro de paredes.
No segundo mistério, medite sobre as últimas exortações de Jesus, sobre os caminhos que a Igreja que Ele criou deveria seguir, que São Pedro deveria estar à frente deles ao lado de João, ou seja que esteja na frente da Igreja a justiça (Pedro, infalibilidade papal), que até o próprio Cristo deveria subir aos Céus para glorificar o Pai, que Ele subiu com grande glória ao lado de dois anjos, e que Ele voltará da mesma maneira.
No terceiro mistério, medite sobre a realização das promessas de Cristo, o novo entendimento dos seus seguidores graças à vinda do Paráclito, que o Divino Espírito Santo veio e desceu sobre todos eles, que seus seguidores aprenderam novas coisas que não sabiam antes, que as festas dos antigos foi modificada pelo próprio Jesus agora com novos significados, que a partir desse momento a Igreja pôde dar seus primeiros passos e que Jesus está com ela (Igreja) até o fim do mundo e que as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.
No quarto mistério, medite sobre a importância de Maria, que todos os discípulos vieram a seu encontro quando souberam de sua caminhada final como uma mortal, que Ela sempre fazia a Via Cruzis repetia o caminho que Jesus fez até Sua morte, que Ela pediu para que muitos fatos relacionados à Ela não fossem escritos para não pensarem que Ela era uma Deusa, que é e sempre será Imaculada, que é e sempre será a Virgem Mãe de Deus, que é e sempre será a maior intercessora junto à seu Filho Jesus.
No quinto mistério, medite sobre o que acontece quando uma pessoa morre em Santidade plena, que Ela recebeu uma coroa no Céu e foi nomeada Rainha do Céu e da terra, que os demônios tiveram que ir vê-la e adorá-la pois Ela têm poder sobre eles, que só os que mais buscaram meditar sobre esse mistério tiveram essa visão sobre Maria, que Ela ama tanto a Deus a ponto dos Serafins terem que aprender com Ela a amar a Deus, que agora a mulher tem poder para pisar sobre a serpente e vencê-la diferente do tempo desde Eva até Ela e que Ela é a nossa Mãe que está em um lugar privilegiado onde pode nos acompanhar acolher e interceder por nós.
Até a próxima publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário