Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mistérios Dolorosos

Hoje, vamos abordar os mistérios dolorosos do terço mariano.
Vou repetir o esquema anterior, e escrever dois modelos, caso não lembrem, confiram no post anterior (Mistérios gozosos).
1° Mistério: Neste 1° mistério, contemplamos a oração, o sofrimento e a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.A agonia de Jesus no Horto (Mc 14, 32-43) Fruto: O ódio ao pecado.
2° Mistério: Neste 2° mistério, contemplamos Jesus, que amarrado a uma coluna, em casa de pilatos é cruelmente açoitado e injustamente flagelado.A flagelação de Jesus (Jo 18, 38-48;19, 1) Fruto: O espírito de penitência.
3° Mistério: Neste 3° mistério contemplamos Jesus, sendo coroado de espinhos por seus algozes. É ridicularizado diante de todos e sofre em silêncio.Jesus é coroado de espinhos (Mt 27, 27-32) Fruto: O amor às humilhações.
4° Mistério: Neste 4° mistério, contemplamos Jesus, que, condenado à morte, carrega em seus próprios ombros a cruz na qual será crucificado.Jesus à caminho do calvário (Lc. 23, 20-32; Mc 8,34) Fruto: Resignação com a cruz de nossa vida.
5° Mistério: Neste 5° mistério, contemplamos Jesus sendo crucificado e morrendo na cruz por todos nós. Vive três horas da mais intensa agonia.Jesus é crucificado (Lc 23, 33-47) Fruto: O espírito de sacrifício.
Agora há mais variações da indicação bíblica para mostrar que há sobre a paixão de Cristo nos quatro Evangelhos. Vamos agora as contemplações de São Luis Maria Grignion de Montfort.
1° MistérioDiscurso da Agonia: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sexta dezena, em honra de Vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Amém.
2° MistérioDiscurso da Flagelação: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta sétima dezena, em honra de Vossa sangrenta flagelação; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, a mortificação de nossos sentidos. Amém.
3° MistérioDiscurso da Coroação de Espinhos: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta oitava dezena, em honra de Vossa coroação de espinhos; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Amém.
4° MistérioDiscurso do Caminho ao Calvário:Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta nona dezena, em honra de terdes carregado a Cruz; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Amém.
5° MistérioDiscurso da Crucificação: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta décima dezena, em honra de Vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o Calvário; e Vos pedimos, por este mistério, e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do purgatório. Amém.
Repare nas orações que o nome de Maria está sempre presente, isso porque ela viu tudo, desmaiou diversas vezes por ver toda a dor de Seu amado filho e sentiu junto com Ele as dores. Repare também que ele sugere que sigamos a ordem não com novamente primeira dezena, mas a continuação com o terço anterior. Abaixo vou colocar algumas meditações para esses mistérios.
No primeiro mistério, procure meditar sobre o lugar que Jesus escolheu para sofrer por nós: um jardim lugar de tranquilidade que virou lugar de agonia, no fato dele ter sido injuriado e difamado pelo diabo, no fato dele ter suado sangue, no fato dele se sentir tanto abandonado ao ponto de achar que ia pro inferno, no fato de mandar nós orarmos e vigiarmos mas só dormimos, no fato de ter ficado totalmente desfigurado devido as dores sentidas pelos nossos pecados, de após ter dado a sagrada eucaristia ter sido entregue por nós e de nós termos agido erradamente em atacar os que buscavam prendê-lo enquanto ele mantém a calma e cura o inimigo.
No segundo mistério, procure meditar sobre o caminho que Jesus percorreu pelas ruas das cidades e pelas casas dos malditos fariseus, por ter sido levado como um animal, por ter que ficar na mão de uma autoridade injusta, por ter sido flagelado injustamente pelos pagãos, por ter ficado completamente sem roupa amarrado a uma coluna e chicoteado por uns bons minutos, por ter sido motiva de chacota de todos, por ver que Sua mãe via tudo e sofria junto com Ele.
No terceiro mistério, procure meditar sobre o significado da coroa de chacota, por ter tecida pelos oficiais, pelos malvados terem colocado os espinhos mais para dentro possível para furar a cabeça de Cristo, por todos os espinhos farpas e sobretudo os espinhos mortais na fronte de Nosso Senhor, por ter que sido vestido como um rei dos pagãos e falsamente glorificado, por terem colocado e tirado a coroa de espinhos sempre renovando as feridas e pelo Nosso Senhor ter pacientemente aceitado tudo rezando por eles.
No quarto mistério, procure meditar que optamos por escolher um ladrão um demônio e castigar o Messias, que a autoridade covarde apesar de saber de sua inocência o condenou, que Jesus teve que carregar em várias subidas a própria cruz o instrumento da própria morte, que caiu diversas vezes e foi chutado e cuspido, pelo Cristo ter tremido ao ver os pregos que iriam aprisioná-lo na cruz, que foi injuriado durante todo o caminho de sofrimento mas que rezou por todos e que aceitou as escolhas de Deus e nossa para com ele próprio.
No quinto mistério, procure meditar sobre Jesus ter sido colocado ao lado de ladrões, que foi colocado na mesma cruz que ele carregou com tanta paciência e fé, por ter seu corpo destroçado pela posição errada de onde o pregaram, de suas mãos terem sido desfiguradas pelas batidas do martelo nos pregos, por ter os dois pés atravessados pelo prego maior, por mesmo na cruz nos defender e salvar o máximo que pode, por sofrer indescritivelmente por três longas horas pendurado na cruz.
Se você rezar com devoção, sozinho, e não chorar pelo menos uma vez, ou pelo menos ficar triste, é porque tem algo de errado com você, aviso logo porque tudo isso é muito muito forte. Esse é, pessoalmente, o mistério que eu tenho mais facilidade em meditar, porque agente acaba se lembrando mais das dores de Jesus do que de seus méritos (pessoalmente falando).
Até o próximo que é sobre os mistérios gloriosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário