Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mateus 13 - parte 2

Segunda parte: Mt 13, 24-50.
A parábola do joio. 24 Jesus lhes propôs outra parábola: "O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas, enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou uma erva daninha, chamada joio, entre o trigo e foi embora. 26 Quando o trigo germinou e fez a espiga, apareceu também o joio. 27 Então os escravos do proprietário foram dizer-lhe: 'Senhor, não semeaste semente boa em teu campo?' Donde vem, pois, o joio?' 28 Ele respondeu: 'Foi um inimigo que fez isso'. Os escravos lhe perguntaram: 'Queres que vamos arrancá-lo?' 29 Ele respondeu: 'Não, para que não aconteça que, ao arrancar o joio, arranqueis também o trigo. 30 Deixai que os dois cresçam juntos até a colheita. No tempo da colheita direi aos que cortam o trigo: colhei primeiro o joio e atai-o em feixes para queimar; depois, recolhei o trigo no meu celeiro'".
A mostarda e o fermento. 31 Ele lhes propôs outra parábola: "O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem toma e semeia em sua terra. 32 É o menor de todas as sementes. Mas, quando cresce, é a maior das hortaliças e torna-se uma árvore,de modo que em seus ramos os passarinhos vêm fazer ninhos".
Somente comentar que essa passagem em itálico é uma referência a Sl 104, 12; Ez 17, 23; Dn 4, 9. 18.
33 Contou-lhes outra parábola: "O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher misturou com três medidas de farinha, e tudo ficou fermentado".
Jesus ensina em parábolas. 34 Tudo isso Jesus falou à multidão em parábolas e nada lhes falava sem parábolas, 35 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Começarei a falar em parábolas, e anunciarei as coisas ocultas desde a criação do mundo.
O profeta pode ser um dos próximos ao rei Davi, Asaf, mas pode, perfeitamente ser outro, talvez um desconhecido. Está em Sl 78, 2.
Explicação da parábola do joio. 36 Então Jesus deixou a multidão e foi para casa. Os discípulos se aproximaram dEle e pediram: "Explica-nos a parábola do joio no campo". 37 Ele respondeu: "Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do maligno. 39 O inimigo, que o semeia, é o diabo. A colheita é o fim do mundo. Os que fazem a colheita são os anjos. 40 Como se recolhe o joio para ser queimado ao fogo, assim acontecerá no fim do mundo. 41 O Filho do homem enviará os seus anjos e eles recolherão do Reino todos os escândalos e todos os promotores da iniquidade, 42 e os jogarão na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no reino do Pai. Quem tiver ouvidos, que ouça.
Os discípulos precisaram pedir a Ele para saberem a verdade, devemos fazer o mesmo. A referência em itálico está em Sf 1, 3.
O tesouro e a pérola. 44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Quem o encontra esconde-o de novo e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra o campo.
45 O reino dos céus é também semelhante a um comerciante à procura de boas pérolas. 46 Achando uma preciosa, vende tudo o que tem e a compra.
Mateus não vai colocar a explicação, mas eu acredito que Jesus quis dizer que quem conhece o "trunfo" para ir para o céu, larga tudo por isso.
Parábola da rede. 47 O reino dos céus é semelhante a uma rede de arrastão, que é lançada ao mar e recolhe peixe de toda espécie. 48 Quando fica cheia, os pescadores arrastam-na para a praia, sentam-se, recolhem os peixes bons nos cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim será no fim do mundo: os anjos sairão para separar os maus do meio dos justos 50 e os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choror e ranger de dentes.
Jesus se preocupa muito em falar do reino, pois é isso que é uma das perguntas mais frequentes, e dá vários exemplos, para, quem tiver ouvidos, que ouça.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário