Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Mateus 11 - parte 1

Neste post a primeira parte deste capítulo extenso: Mt 11, 1-19.
11 1 Ao terminar as instruções aos doze discípulos, Jesus partiu dali e foi ensinar e pregar nas cidades deles.
Essa parte do décimo primeiro capítulo, na verdade, é a conclusão do anterior. No décimo capítulo Jesus fazia recomendações aos seus seguidores e depois de fazer isso, foi com eles as suas cidades. E agora começa uma nova fase da vida de Cristo, onde será rejeitado por uns e acolhidos por outros.
Jesus realiza obras messiânicas. 2 No cárcere João ouviu falar das obras de Cristo e lhe enviou seus discípulos 3 para lhe perguntarem: "És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?"
Mateus lembra que João, o Batista, foi preso, mas ainda conseguia manter contato com seus seguidores, então ele (João) mandou os seus irem ao encontro de Cristo, não para si, que já tinha visto vir sobre Jesus o Divino Espírito Santo, mas para os seus discípulos, para crerem em Jesus. Continuando.
4 Jesus lhes respondeu: "Ide anunciar a João o que ouvis e vedes:os cegos veeme os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandalizar de mim".
Que se saiba: Isaías foi um dos profetas que falavam da vinda do Messias, e mostrava muito antes do nascimento de Jesus o que Ele faria (Is 29, 18-19; 35, 5-6; 61, 1). E Jesus o cita, para dizer a eles (seguidores de João) e a nós, em outras palavras: estava escrito que Eu viria e o que faria, e agora vedes e ouvis tudo que acontece, felizes os que creem e não se escandalizam. Escandalizar é devido as coisas que Jesus dizia, porque Ele "alongou" a lei com amar os inimigos, nem sequer olhar uma mulher/homem que não o seu/sua, etc. Alguns acolhiam, mas outros blasfemavam contra Ele para poder continuar no pecado.

O Messias e o Precursor. 7 Quando eles foram embora, Jesus começou a falar de João ao povo: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 Mas, então, o que fostes ver? Um homem bem vestido? Ora, aqueles que se vestem bem estão nos palácios dos reis. 9 Então, o que foste ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que um profeta. 10 Este é de quem está escrito: Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti. 11 Eu vos garanto que dentre os nascidos de mulher ninguém é maior do que João Batista. Mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Muita informação já. Jesus instigava as pessoas a refletirem quem era João, o Batista, e cita Ex 23, 20; Ml 3,1. Mas podem ler os versículos adiante que é bem interessante. E com toda a grandeza de João ele diz que o menor do reino dos céus é maior do que ele, isso porque no reino dos céus, simplesmente estar lá, já supera qualquer glória na terra. Continuando.
12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência e os violentos são os que o conquistam. 13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14 E se quiserdes aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15 Quem tiver ouvidos, que ouça.
Os violentos que conquistam o céu são os violentos perante si mesmo e o mundo, digam-me por exemplo, se a mortificação pessoal não é uma violência? E Jesus ainda diz, estão vendo, Judeus, que os profetas pararam em João, depois dele acabou os profetas, porque já veio quem tinha que vir. "E se quiserdes aceitar" significa dizer duas coisas: primeiro se você acreditar que Jesus é o filho de Deus e seguí-Lo, isso já é suficiente, não precisando crer em mais nada. Segundo, Ele mesmo deixa livre que as pessoas acreditem no que elas quiserem, se acreditarem que João era Elias, ótimo! Se não acreditarem, mas acreditarem nEle, tudo bem. O próprio Cristo falou que há hierarquia no céu, e que há alguns maiores e outros menores lá, mas mesmo o menor já é uma grande glória. Vivam como acreditem que tem que viver.
16 Com quem hei de comparar a geração de hoje? Parecem meninos que ficam sentados nas praças gritando uns para os outros: 17 'Tocamos para vós a flauta e não dançastes, cantamos lamentações e não batestes no peito'. 18 Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: 'Está possuído do demônio'. 19 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: 'Olhem! Um comilão e um beberrão de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores'. E no entanto a Sabedoria é reconhecida como justa por suas obras".
É bom ouvir Jesus falar das nossas faltas. Não é assim mesmo que fazemos? Quando acontece alguma coisa da Graça de Deus não preferimos acreditar que é coisa de diabo? Ou preferimos ver somente as coisas ruins e tentar fazer julgamentos somente com base nelas (e muitas vezes mentiras contadas de nós para nós mesmos) só para continuar no pecado e não se converter. E como saberemos do que se trata? Se é Deus ou o diabo? Pelos frutos! Que Deus nos dê sabedoria para conhecer os frutos e a verdadeira Verdade.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário