Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mistérios Gozosos

Hoje vamos falar dos mistérios gozosos do terço mariano.
Vou colocar dois modelos: O primeiro, que é mais convencional, e o segundo que tirei do livro: A eficácia maravilhosa do Santo Rosário.
Quando chegar na conta, diga o que é apresentado em cada mistério, e na sequência reze o Pai-nosso depois as dez Ave-Marias e assim vai.
1°Mistério: Neste 1° mistério contemplamos o anúncio que o Arcanjo Gabriel faz à Nossa Senhora de que Ela será a Mãe de Jesus.A Anunciação (Lc 1, 26-39) Fruto: A humildade.
2° Mistério: Neste 2° mistério, contemplamos Nossa Senhora, que vai visitar sua prima, Santa Isabel. Permanece com ela durante três meses.A Visitação (Lc 1, 39-56) Fruto: A caridade.
3° Mistério: Neste 3° mistério, contemplamos Jesus que nasce na gruta em Belém. Não havia lugar para Eles na hospedaria da cidade, Jesus nasce numa manjedoura na mais completa pobreza.O nascimento de Jesus (Lc 2, 1-15) Fruto: O desapego.
4° Mistério: Neste 4° mistério contemplamos Nossa Senhora, cumprindo a lei de Moisés: apresenta Jesus no Templo, onde se encontrava o velho profeta Simeão.A Apresentação de Jesus no Templo (Lc 2, 22-23) Fruto: A obediência.
5° Mistério: Neste 5° mistério, contemplamos Jesus ainda na adolescência, que permanece no Templo durante três dias em companhia dos doutores da lei; falando, escutando e interrogando sobre as coisas do Pai.O encontro do menino Jesus no Templo entre os doutores da lei (Lc 2, 42-52) Fruto: A coragem nas provações.
Isso que está transcrito foi o que recebi num folhetim uma vez na Igreja por uma fiel, tenho, também outra versão bem semelhante à essa na minha Bíblia, por isso não vou citá-la. A que tenho utilizado mais agora é a que está escrito abaixo.
1° MistérioDiscurso da Anunciação: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra de Vossa Encarnação no seio de Maria; e Vos pedimos, por este mistério e por Sua intercessão, uma profunda humildade. Amém.
2° MistérioDiscurso da Visitação: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da visitação de Vossa Santa Mãe à sua prima Santa Isabel e da santificação de São João Batista; e Vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, a caridade para com nosso próximo. Amém.
3° MistérioDiscurso do Nascimento de Jesus: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena em honra de Vosso nascimento no estábulo de Belém, e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desapego dos bens terrenos, o desprezo das riquezas e o amor da pobreza. Amém.
4° MistérioDiscurso da Apresentação no Templo: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra de Vossa apresentação no Templo, e da purificação de Maria; e Vos pedimos, por este mistério, e por Sua intercessão, uma grande pureza de corpo e alma. Amém.
5° MistérioDiscurso do Encontro de Jesus no Templo: Nós Vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra do Vosso reencontro no Templo, por Maria; e Vos pedimos, por este Mistério, e por Sua intercessão, a verdadeira sabedoria. Amém.
Repare que São Luís Maria Grignion de Montfort escreveu verdadeiras orações. O primeiro modelo que coloquei acho interessante a preocupação em mostrar onde acontece na Bíblia, e no caso, a melhor fonte para essa parte é Lucas, o Evangelho com o testemunho de Maria.
Abaixo vou colocar algumas coisas que são interessantes de se meditar durante o rosário (conselho pessoal), mas vocês mesmo verão que os mistérios vão sendo, aos poucos, revelados, como já foram algumas coisas para mim, que vou partilhar agora:
No primeiro mistério, medite sobre o Sim que Maria deu ao anjo, a preocupação dela em preservar a pureza e a castidade, a sua graça infinita dita pelo próprio anjo, a saudação que um anjo deu a um humano, as escolhas de Deus pela humildade e pobreza, a disponibilidade de Maria em seguir Deus mesmo que fosse incompreensível, a encarnação do Messias, a vinda do Salvador num ventre purisíssimo, enfim, procura rezar bem as Ave-Marias meditando também nas palavras - em todos os mistérios - mas especialmente nesse e no próximo.
No segundo mistério, medite sobre a saudação do Espírito Santo em Santa Isabel, a agitação alegre e feliz de São João Batista, bendita é Maria entre as mulheres dita pelo próprio Espírito de Deus e da Verdade, Bendito Jesus fruto de seu puríssimo ventre, que Maria vem nos ajudar nas nossas dificuldades assim como estava nas dificuldades Isabel, e que vem trazendo Jesus o Salvador, que permanece o tempo que for preciso com Jesus para nos ajudar.
No terceiro mistério, medite sobre as escolhas de Deus pela pobreza, pelos humildes, Jesus sendo rejeitado pelos poderosos por ser pobre, Jesus sendo saudado pelos pagãos a quem ele converteu, a aflição de Maria e José por não terem conseguido um lugar apropriado na cidade, o cumprimento das palavras de Deus.
No quarto mistério, medite sobre as escolhas de Deus pelo nome apropriado revelado a José e Maria, o significado desse nome Jesus (Deus salva!), a obediência da Sagrada Família em ir para o Templo se purificar sem que fosse necessário, o cumprimento da promessa de Deus ao profeta Simeão, a alegria dele em ver o Messias, a dor de Maria ao ouvir o profeta, e a busca pelos lugares onde encontramos Deus.
No quinto mistério, medite sobre o crescimento de Jesus, sua sabedoria Divina, a preocupação de José e Maria por não encontrarem o menino por três dias, os ensinamentos de Jesus, Jesus ensinando e ouvindo na casa do Pai, a obediência do próprio Cristo para com os pais, a vontade de estar perto de Deus que fez com que ficasse afastado da família.
Enfim, como disse, são apenas conselhos, ideias. Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário