Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mateus 15

Versão completa, Mt 15, 1-39.
15  A tradição dos antigos.  1 Então, alguns escribas e fariseus vieram de Jerusalém e se aproximaram de Jesus, dizendo: 2 "Por que teus discípulos desobedecem a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem pão". 3 Jesus replicou: "E vós, que desobedeceis ao preceito de Deus por causa da vossa tradição? 4 Pois Deus disse:Honra o pai e a mãe, equem maldisser o pai ou a mãe seja morto.5 Mas vós dizeis: 'Quem disser ao pai ou à mãe: ofereci a Deus aquilo que poderia ajudar-te, 6 esse não precisa cuidar de seu pai ou de sua mãe'; e assim anulastes a palavra de Deus por vossa tradição. 7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, quando disse: 8 Este povo me honra com os lábios mas o coração está longe de mim; 9 em vão me prestam culto, ensinando doutrinas e preceitos humanos".
Estão lendo né, vocês que são da renovação carismática, do Shalom e adjacências. Vocês também né protestantes imundos, logo vocês que só aceitam o que está escrito. A referência a Isaías está em Is 29, 13.
10 Depois Jesus chamou o povo e disse: "Ouvi e entendei: 11 Não é o que entra pela boca que torna alguém impuro, mas o que sai da boca, isso é o que o torna impuro". 12 Então os discípulos se aproximaram dEle e disseram: "Sabes que os fariseus ficam chocados quando ouviram essas palavras?" 13 Ele respondeu: "Toda planta, que o Pai celeste não plantou, será arrancada. 14 Deixai-os. São guias cegos. Se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco". 15 Pedro tomou a palavra e disse: "Explica-nos essa parábola". 16 Ele respondeu: "Também vós ainda não compreendeis? 17 Não sabeis que o que entra pela boca desce ao estômago e é evacuado para o esgoto? 18 Mas o que sai da boca provém do coração, e isso torna a pessoa impura. 19 Porque do coração provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, a prostituição, os roubos, os falsos testemunhos, as calúnias. 20 É isso o que torna alguém impuro. Mas comer sem lavar as mãos, isso não torna ninguém impuro".
É bom que se diga que o puro e impuro aqui está ligado a condição das almas, não ao aspecto físico humano. Apesar das coisas impuras saírem do coração, elas só lá se estabelecem quando há uma acolhida a esses pensamentos, não devemos acolher os pensamentos ruins, para não guardar nada ruim no coração.
A fé da cananéia. 21 Jesus saiu dali e retirou-se para os arredores das cidades de Tiro e Sidônia. 22 De repente, uma mulher cananéia, que vinha daquela região, começou a gritar: "Senhor, Filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está sendo terrivelmente atormentada pelo demônio". 23 Mas Ele não lhe respondia nenhuma palavra. Os discípulos se aproximaram e lhe pediram: "Manda-a embora, pois ela vem gritando atrás de nós". 24 Jesus respondeu: "Não fui enviado senão para as ovelhas perdidas da casa de Israel". 25 Mas ela veio, prostou-se diante dEle e disse: "Senhor, socorro!" 26 E Ele respondeu: "Não fica bem tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos". 27 Ela porém disse: "Certamente, Senhor; mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos". 28 Então Jesus lhe falou: "Ó mulher, grande é a tua fé! Seja feito como desejas". E desde aquela hora sua filha ficou curada.
De vez em quando Deus, de maneira geral, faz alguns testes conosco. E é para testar mesmo, por exemplo numa dessas eu já teria desistido, mas essa mulher provou confiar e acreditar em Jesus como única fonte de salvação, sendo portanto, um erro não insistir. Temos muito que aprender...
Jesus cura os que sofrem. 29 Jesus saiu dali e voltou para junto do mar da Galiléia. Subiu a um monte e ficou ali sentado. 30 Uma multidão veio até Ele, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros e os estenderam a seus pés. E Ele os curou. 31 O povo admirava ao ver que os mudos falavam, os aleijados saravam, os coxos andavam e os cegos viam. E glorificavam o Deus de Israel.
32 Jesus chamou os discípulos e disse: "Estou com pena do povo porque há três dias estão comigo e não têm o que comer. Não quero despedi-los em jejum para que não desmaiem pelo caminho". 33 Os discípulos que perguntaram: "Onde vamos conseguir, num lugar tão desabitado, tantos pães para saciar tanta gente?" 34 Jesus lhes perguntou: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete e alguns peixinhos". 35 Então mandou o povo assentar-se no chão, 36 tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e deu aos discípulos, e estes os distribuíram à multidão. 37 Todos comeram e ficaram saciados; e dos pedaços que sobraram recolheram sete cestos cheios. 38 Os que comeram eram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças. 39 Depois de despedir a multidão, Jesus entrou no barco e foi a região de Magadã.
Incrível és, Jesus. Não ia adiantar nada curar o povo e deixá-los morrer de fome, então Ele simplesmente multiplicou os pães numa quantidade incrível. E sem descanso, já foi para mais um lugar, e vamos com Ele no próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário