Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 18 de março de 2016

João 21 - final

Último capítulo do Evangelho, segundo São João, Jo 21, 1-25.
21 Apêndice: Aparição junto ao lago. 1 Depois disso, Jesus tornou a mostrar-Se aos discípulos junto ao mar de Tiberíades. E apareceu assim: 2 Estavam juntos Simão Pedro e Tomé chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. 3 Simão Pedro disse: "Eu vou pescar". Os outros disseram: "Nós também vamos contigo". Eles saíram e entraram no barco, mas naquela noite não pescaram nada. 4 Chegada a manhã, Jesus estava na praia, mas os discípulos não O reconheceram.
5 Jesus perguntou: "Moços, tendes alguma coisa para comer?" Eles responderam: "Não". 6 Jesus lhes disse: "Lançai a rede `direita do barco e achareis". Lançaram pois a rede, e foi tão grande a quantidade de peixes que não podiam arrastá-la. 7 O discípulo a quem Jesus amava disse então a Pedro: "É o Senhor". Assim que Pedro ouviu que era o Senhor, vestiu a roupa - pois estava nu - e se jogou na água. 8 Os outros discípulos vieram de barco - pois não estavam distantes da terra senão uns cem metros - puxando a rede com os peixes. 9 Assim que desceram à terra, viram brasas acesas e peixes sobre elas, e pão. 10 Jesus lhes disse: "Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora". 11 Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra com cento e cinquenta e três grandes peixes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu. 12 Jesus lhes disse: "Vinde comer". Nenhum dos discípulos se atreveu a perguntar-Lhe: "Quem és Tu?", sabendo que era o Senhor. 13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu para eles, e também o peixe. 14 Esta foi a terceira vez que Jesus apareceu aos discípulos, depois de ressuscitado dos mortos.
Dois detalhes interessantes: um que a Igreja, no começo, não estavam entendendo o que era para ser feito, tanto que viviam uma vida normal e outro detalhe é a atitude bizarra de Pedro, muitos a interpretam no sentido figurado, mas em se tratando de Simão Pedro que lemos nos Evangelhos é mais provável que de fato ele tenha vestido a roupa e se jogado ao mar, coisa que não faz sentido algum, mas pra ele fazia, pois era uma forma de se esconder do Divino, pois se sentia pecador.
Pedro é constituído Pastor. 15 Quando acabaram de comer, Jesus disse a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu Me amas mais do que estes?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, Tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os Meus cordeiros". 16 Jesus perguntou pela segunda vez: "Simão, filho de João, tu Me amas?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, Tu sabes que eu te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta as Minhas ovelhas". 17 Pela terceira vez Jesus perguntou: "Simão, filho de João, tu Me amas?" Pedro ficou triste por lhe ter perguntado três vezes 'Tu Me amas?' e respondeu: "Senhor, sabes tudo, sabes que eu te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta as Minhas ovelhas. 18 Na verdade Eu te digo: quando eras jovem, tu te vestias para ir aonde querias. Quando envelheceres, estenderá as mãos, e será outro que as amarrará e te levará para onde  não queres". 19 Disse isso para indicar com que morte Simão haveria de glorificar a Deus. Dito isto, acrescentou: "Segue-Me".
A sorte do discípulo amado. 20 Pedro voltou-se a viu atrás de si o discípulo a quem Jesus amava, aquele que na ceia tinha estado ao lado de Jesus e Lhe tinha perguntado: "Senhor, quem é que vai Te entregar?" 21 Pedro perguntou a Jesus: "Senhor, e este? Que será dele?" 22 Jesus respondeu: "O que te importa se eu quero que ele fique até que Eu venha? Segue-Me tu". 23 Por isso espalhou-se entre os irmãos o boato de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não havia dito: "Não morrerá", e sim: "O que te importa se Eu quero que ele fique até que Eu venha?".
Ou seja, por acaso se Eu quiser que João viva mais de dois mil anos isso não seria da conta de Pedro e nem de ninguém.
24 Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu. E sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25 Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.
Esse último versículo também é o que encerra todos os Evangelhos, lembrando que o que foi escrito é apenas para termos uma noção de Jesus, mas que se fosse para conter tudo sobre Ele, não se caberia em um livro. Até a próxima, que será a continuação de Atos dos Apóstolos até o final, e depois as férias do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário