Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Atos 21 - parte 1

A partir de agora até as férias do blog vamos finalizar Atos dos Apóstolos, Nesse post, At 21, 1-17.
21 Viagem para Jerusalém. 1 Depois de nos separarmos deles, fomos direto à ilha de Cós e, no dia seguinte, a Rodes e dali a Pátara. 2 Encontramos ali um navio, que fazia a travessia para a Fenícia, embarcamos e nos fizemos ao mar. 3 Logo avistamos Chipre, que deixamos à esquerda. Navegamos até a Síria e desembarcamos em Tiro, porque ali o navio tinha de deixar a sua carga. 4 Em Tiro encontramos discípulos com os quais ficamos sete dias. Movidos pelo Espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém. 5 Passados aqueles dias, partimos. Todos nos acompanharam, com suas mulheres e filhos, até fora da cidade. Ali, postos de joelhos na praia, rezamos, 6 despedimo-nos e subimos ao navio, enquanto eles voltavam para suas casas.
7 Indo de Tiro a Ptolemaida, acabamos nossa navegação e, depois de saudarmos os irmãos, ficamos um dia com eles. 8 No dia seguinte partimos e chegamos a Cesareia. Fomos à casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete diáconos, e ficamos com ele. 9 Ele tinha quatro filhas virgens que profetizavam.
Mais uma polêmica com apócrifos. Primeiro: existe um livro apócrifo bem malfeitinho por aí que está sendo atribuído a Filipe, mas que não existe nada que justifique que seja dele e o único documento que encontraram é de data muito posterior ao que seria o original, ou seja, na minha opinião, até havia um Evangelho segundo Filipe (que seria apóstolo e evangelista), mas não foi encontrado e não temos nenhum acesso a ele. Esse outro livro que se você pesquisar vai ver que são apenas especulações, típico de apócrifo. Vale lembrar que era muito comum que os falsificadores usassem nomes bíblicos já conhecidos para falsificar, vide o livro de Adão e Eva.
10 Como estivéssemos ali há vários dias, desceu da Judeia um profeta chamado Ágabo. 11 Aproximou-se de nós, tomou o cinto de Paulo, amarrou com ele os próprios pés e mãos e disse: "Isto diz o Espírito Santo: Assim será amarrado pelos judeus em Jerusalém o homem a quem pertence este cinto e o entregarão às mãos dos pagãos". 12 Quando ouvimos isso, nós e os irmãos que estavam ali insistimos com ele para que não subisse a Jerusalém. 13 Então Paulo respondeu: "Por que chorais e magoais meu coração? Estou pronto não só para ser atado mas para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus". 14 Como não conseguíssemos convencê-lo, paramos de insistir e dissemos: "Faça-se a vontade do Senhor".
O cinto é uma corda, por isso que é tão longo. Essa atitude final dos discípulos é a que todos devemos tomar. Só Deus sabe o que é melhor, então devemos esquecer um pouco nossas vontades e pedir pela vontade dele.
Paulo e Tiago em Jerusalém. 15 Depois destes dias, terminamos os preparativos e subimos a Jerusalém. 16 Iam conosco também alguns discípulos de Cesareia. Eles nos conduziram à casa de um tal Menasão de Chipre, discípulo antigo, onde nos hospedamos. 17 Quando chegamos a Jerusalém, fomos recebidos com alegria pelos irmãos.
Até a continuação,

Nenhum comentário:

Postar um comentário