Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Atos 20 - parte 1

Primeira parte deste capítulo, At 20, 1-16.
20 Despedida da Macedônia e Grécia. 1 Logo que cessou o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos. Fez-lhes uma exortação e se despediu, partindo para a Macedônia. 2 Atravessou aquelas regiões, exortou aí longamente os discípulos e chegou à Grécia, 3 onde esteve por três meses. Como os judeus lhe armassem ciladas no momento em que ia embarcar para a Síria, resolveu voltar pela Macedônia. 4 Acompanhavam-no Sópatros de Bereia, filho de Pirro, os tessalonicenses Aristarco e Segundo, Gaio de Derbe, Timóteo, Tíquico e Trófimo da Ásia. 5 Estes foram na frente e nos esperaram em Trôade. 6 Nós outros zarpamos de Filipos só depois da semana da Páscoa. E cinco dias depois os alcançamos em Trôade, onde ficamos uma semana.
Mais uma vez vemos a partir do nome "Timóteo", Lucas usar "nós", pra mim são a mesma pessoa. Incrível como eu não vi em nenhum lugar essa referência que parece cada vez mais clara.
Em Trôade ressuscita um morto. 7 No primeiro dia da semana, estávamos reunidos para partir o pão. Paulo, que ia viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a conversa até meia noite. 8 Havia muitas lâmpadas na sala onde estávamos reunidos. 9 Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado no parapeito de uma janela, adormeceu profundamente enquanto Paulo continuava a falar. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar, e o levaram morto. 10 Paulo desceu, debruçou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: "Não vos perturbeis. Ele está vivo". 11 Depois subiu, partiu o pão, comeu e prosseguiu a pregação até ao amanhecer. Então partiu. 12 Quanto ao rapaz, levaram-no vivo, com grande consolo de todos.
Despedida em Mileto. 13 Nós tomamos um navio e fomos até Assos, onde devíamos reencontrar Paulo. Ele mesmo assim o havia decidido, preferindo ir por terra. 14 Quando se reuniu a nós em Assos, nós o recebemos a bordo e fomos para Mitilene. 15 No dia seguinte, navegamos de lá, passando em frente de Quios. No terceiro dia, chegamos a Samos e, no outro dia, a Mileto. 16 Paulo resolvera passar ao largo de Éfeso, a fim de não demorar na Ásia. Tinha pressa, pois queria estar em Jerusalém, se possível, no dia de Pentecostes.
Vemos aqui duas características que já estavam fortes na Igreja: a comunhão e a festa de Pentecoste. Obviamente o primeiro é mais importante, mas ainda se demorou um pouco para estar disponível a todos. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário