Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Atos 24

Capítulo 24 completo, At 24, 1-27.
24 O processo diante de Félix. 1 Cinco dias depois, o sumo sacerdote Ananias desceu com alguns anciãos e um certo advogado chamado Tertulo. Compareceram diante do governador, para acusar Paulo. 2 Paulo foi chamado, e Tertulo começou a acusação nestes termos: "Graças a ti, excelentíssimo Félix, gozamos de paz, e por tua providência foram corrigidos muitos abusos em nossa nação. 3 Nós o reconhecemos em todo tempo e lugar, excelentíssimo Félix, com toda gratidão. 4 Mas, para não te incomodar por mais tempo, peço-te que nos ouças por um momento, com a benevolência que te é peculiar. 5 Verificamos que este homem é uma peste, um indivíduo que fomenta discórdia entre os judeus no mundo inteiro. É um dos líderes da seita dos nazarenos. 6 Tentou profanar até o Templo, mas nós o prendemos. 8 Interrogando-o pessoalmente, poderás verificar todas estas coisas de que nós o acusamos". 9 Os judeus, por sua vez, confirmaram tudo e declararam que era isto mesmo.
10 Então o governador fez sinal a Paulo para falar, e ele respondeu assim: "Sabendo que, desde muitos anos, és juiz desta nação, é com plena confiança que falo em minha defesa. 11 Podes verificar que, há apenas doze dias, subi a Jerusalém para adorar a Deus. 12 Nem no Templo, nem nas sinagogas, nem na cidade fui encontrado discutindo com quem quer que fosse ou promovendo tumultos entre o povo. 13 Não podem provar-te aquilo de que agora me acusam.
14 Confesso-te, porém, que sirvo ao Deus de meus pais com plena fé em todas as coisas escritas na Lei e nos Profetas, segundo o Caminho que eles chamam de seita. 15 E tenho a esperança em Deus, que eles também têm, de que haverá uma ressurreição dos justos e pecadores. 16 Por isso procuro ter sempre minha consciência irrepreensível diante de Deus e das pessoas. 17 Depois de muitos anos, vim trazer esmolas aos de minha nação e apresentar minhas oblações. 18 Nestes dias me encontraram no Templo, depois de uma purificação, sem aglomeração de povo nem provocação de motins. 19 Alguns judeus da Ásia, porém, é que deveriam estar diante de ti para me acusarem, se tivesse alguma coisa contra mim. 20 Ou digam estes aqui se acharam em mim algum crime, quando compareci diante do Sinédrio. 21 A não ser que se trate desta única frase que pronunciei de pé no meio deles: por causa da ressurreição dos mortos sou julgado hoje diante de vós".
22 Félix, bem informado sobre esta doutrina, adiou o processo, dizendo: "Quando vier o comandante Lísias, examinarei vossa causa". 23 Mandou que o oficial mantivesse Paulo preso, mas deixando-lhe certa liberdade e permitindo que os seus lhe prestassem serviço.
24 Passados alguns dias, chegou Félix com sua mulher Drusila, que era judia. Mandou vir Paulo e pôs-se a ouvi-lo acerca da fé em Jesus Cristo. 25 Mas quando Paulo falou sobre a justiça, a continência e o juízo futuro, Félix, todo atemorizado, disse: "Por ora podes retirar-te. Na primeira ocasião mandarei chamar-te". 26 Ao mesmo tempo, esperava que Paulo lhe desse algum dinheiro, por isso mandava chamar Paulo com frequência e conversava com ele. 27 Decorridos dois anos, Félix teve por sucessor Pórcio Festo. Querendo, porém, agradar aos judeus, Félix deixou Paulo na prisão.
Não fiz nenhuma intervenção nesse capítulo porque é apenas Lucas contando como foi esses dois anos de reclusão de Paulo. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário