Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Atos 22

Capítulo completo, continuando a saga de Paulo, At 22, 1-30.
22 Paulo faz sua defesa. 1 "Irmãos e pais! Escutai o que tenho a dizer em minha defesa". 2 Ouvindo que falava em língua hebraica, guardaram maior silêncio ainda, e ele prosseguiu: 3 "Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, educado nesta cidade e instruído aos pés de Gamaliel, segundo o rigor da Lei de nossos pais, zeloso pela causa de Deus, como todos vós sois hoje. 4 Persegui até a morte este Caminho, prendi homens e mulheres e os lancei no cárcere. 5 O sumo sacerdote e todo o conselho dos anciãos são testemunha disso. Foi deles que recebi cartas para os irmãos de Damasco, para onde fui com a finalidade de prender os que lá se achassem e trazê-los algemados para Jerusalém, a fim de aqui serem castigados.
6 Ora, quando eu estava a caminho e me aproximava de Damasco, pelo meio-dia, de repente me envolveu uma intensa luz do céu. 7 Cai por terra e ouvi uma voz que me dizia: 'Saulo, Saulo, por que Me persegues?' 8 Eu respondi: 'Quem És, Senhor?' E Ele me disse: 'Sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues'. 9 Os meus companheiros viram a luz mas não ouviram a voz dAquele que me falava. 10 Eu perguntei: 'O que devo fazer, Senhor?' O Senhor me respondeu: 'Levanta-te e entra em Damasco, que ali te será dito o que deves fazer'.
11 Como eu não podia enxergar, por causa da claridade daquela luz, fui guiado pela mão de meus companheiros e cheguei a Damasco. 12 Um certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei, bem conceituado entre todos os judeus daquela cidade, 13 veio ter comigo e me disse: 'Saulo, irmão, recupera a vista', e no mesmo instante pude ver de novo. 14 Ele continuou falando: 'O Deus de nossos pais te predestinou para conheceres a Sua vontade, veres o Justo e ouvires de Sua boca. 15 Pois tu serás testemunha diante de todos das coisas que ouviste e viste. 16 E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te de teus pecados, invocando o Seu nome'.
17 Então voltei para Jerusalém e, enquanto rezava no Templo, entrei em êxtase. 18 Vi o Senhor que dizia: 'Apressa-te em sair logo de Jerusalém, pois eles não aceitarão teu testemunho a Meu respeito'. 19 Eu respondi: 'Senhor, eles sabem que era eu quem encarcerava e açoitava nas sinagogas aqueles que acreditavam em Ti. 20 E quando era derramado o sangue de Estêvão, Tua testemunha, eu estava presente, de acordo com eles, e guardava as vestes daqueles que o matavam'. 21 Mas Ele me disse: 'Vai, pois quero enviar-te às nações distantes'".
Israel ficou sob a tutela de Pedro, mas Jesus queria que Paulo realizasse a missão de espalhar a boa nova por outras regiões.
Paulo, cidadão romano, é preso. 22 Até esta altura lhe prestaram atenção, mas logo depois levantaram a voz e gritaram: "Fora daqui com este indivíduo! Ele não merece viver". 23 Eles vociferaram, atiravam os mantos e lançavam poeira para o ar. 24 Diante disso, o comandante mandou recolhê-lo à fortaleza e açoitá-lo, a fim de saber por que assim gritava contra ele. 25 Tão logo o amarraram com as correias para açoitá-lo, Paulo disse ao oficial em serviço: "É permitido açoitar um cidadão romano sem julgamento?" 26 Ao ouvir isso, o oficial foi dizer ao comandante: "O que ias fazer? Este homem é cidadão romano". 27 O comandante veio perguntar a Paulo: "Dize-me, tu és cidadão romano?" Ele respondeu: "Sou". 28 Acrescentou o comandante: "Eu adquiri a cidadania por uma grande soma". Paulo respondeu: "Pois eu a tenho por nascimento". 29 Imediatamente se afastaram os que iam torturá-lo. O próprio comandante ficou com medo de tê-lo algemado, ao saber que ele era cidadão romano.
Paulo diante do tribunal. 39 No dia seguinte, querendo saber com mais exatidão do que os judeus o acusavam, mandou tirar-lhe as algemas e ordenou que se reunissem os sumos sacerdotes e todos os membros do Sinédrio. Depois mandou trazer Paulo e o apresentou a eles.
No próximo capítulo a continuação, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário