Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

João 13 - parte 1

A partir deste capítulo até o final vamos ver Jesus passando deste mundo para o pai, mais da metade do livro foi sobre os testemunhos e os sinais de Jesus, e agora São João vai nos mostrar o "final" até o apêndice no capítulo 21. Neste post vamos de Jo 13, 1-20.
13 A última ceia e o lava-pés. 1 Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a hora de passar deste mundo para o Pai. E tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2 Durante a ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o propósito de entregá-Lo. 3 Jesus sabia que o Pai Lhe tinha colocado todas as coisas nas mãos; sabia que tinha saído de Deus e para Deus voltava. 4 Levantou-se então da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5 Depois derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha da cintura.
6 Ao chegar a Simão Pedro, este Lhe disse: "Senhor, Tu me lavas os pés?" 7 Jesus respondeu-lhe: "O que estou fazendo não o entendes agora. Mais tarde o compreenderás". 8 "Jamais me lavarás os pés" - disse Pedro. Jesus respondeu: "Se não te lavar os pés, não terás parte comigo". 9 Simão Pedro disse: "Então, Senhor, não só os pés mas também as mãos e a cabeça". 10 Jesus lhe disse: "Quem se banhou precisa lavar só os pés, pois está todo limpo. Vós estais limpos, mas nem todos". 11 Jesus sabia quem havia de entregá-Lo. Por isso disse: "Nem todos estais limpos".
12 Depois de lavar-lhes os pés, vestiu o manto, pôs-se de novo à mesa e perguntou-lhes: "Sabeis o que vos fiz? 13 Vós Me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque o Sou. 14 Se pois Eu, Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo que Eu vos fiz. 16 Na verdade Eu vos digo que o escravo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro maior do que aquele que o enviou. 17 Se compreenderdes isto e o praticardes, sereis felizes. 18 Eu não falo de todos vós. Conheço os que escolhi. Mas é preciso que se cumpra a palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o calcanhar. 19 Desde já, antes que aconteça, Eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, creiais que Eu Sou. 20 Na verdade Eu vos digo: quem recebe aquele que Eu enviar, é a Mim que recebe. E quem Me recebe, recebe aquele que Me enviou.
Não é que Jesus quer que todo mundo saia por ai lavando os pés uns dos outros, pelo contrário, Ele deu o exemplo que devemos seguir: ser piedosos. Além disso, vemos que o pensamento católico quanto ao exercício de pedir intervenção aos santos faz todo sentido conforme o v. 20. E ainda, a passagem descrita é do Sl 41, 10. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário