Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Atos 12

Capítulo completo: At 12, 1-25.
12 Herodes persegue a Igreja. 1 Nesse tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para torturá-los. 2 Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que isso agradava aos judeus, mandou prender também Pedro. Era a semana da Páscoa. 4 Depois de preso, meteu-o no cárcere, entregando a guarda a dezesseis soldados subdivididos em quatro grupos, com o propósito de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. 5 Enquanto Pedro era vigiado na prisão, a Igreja rezava sem cessar a Deus por ele.
Herodes fora atrás de os principais religiosos da Época, Tiago, que fazia um grande trabalho de Evangelização foi o primeiro dos Apóstolos a morrer e Pedro, o Papa, foi preso.
6 Na noite antes do dia em que Herodes iria apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo entre dois soldados, amarrado com duas correntes, com sentinelas guardando a porta da prisão. 7 De repente um anjo do Senhor entrou, e uma luz brilhou na cela. O anjo tocou o lado de Pedro e o acordou, dizendo: "Levanta-te depressa!" E as correntes caíram-lhe das mãos. 8 O anjo acrescentou: "Põe o teu cinto e calça as sandálias". Assim ele o fez. O anjo acrescentou: "Veste o teu manto e segue-me". 9 Pedro saiu atrás dele, sem saber se era realidade que o anjo fazia. Pensava que era uma visão.
10 Depois de atravessar a primeira e a segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que leva à cidade. Ele se abriu por si mesmo, e eles saíram. Juntos prosseguiram por uma rua, e logo o anjo desapareceu. 11 Então Pedro voltou a si e disse: "Agora sei que o Senhor realmente enviou seu anjo e me arrancou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava fazer comigo". 12 Refletindo um momento, dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, de sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos em Oração, 13 Bateu à porta de entrada, e uma criada, de nome Rode, veio atender. 14 Ao reconhecer a voz de Pedro, ela ficou tão alegre que, em vez de abrir a porta, correu para dentro para anunciar que Pedro estava diante da porta. 15 "Estás louca" - disseram eles. Mas ela insistia em afirmar que era verdade. Então disseram: "Deve ser o anjo dele". 16 Entretanto, Pedro continuava batendo. Quando abriram, eles o reconheceram e ficaram espantados. 17 Pedro fez um sinal com a mão para se calarem, contou-lhes como o Senhor o havia libertado da prisão e acrescentou: "Comunicai isso a Tiago e aos irmãos". E saiu, retirando-se para outro lugar.
Isso foi muito importante, tanto o livramento de Pedro, como o ato que simbolizava: A Páscoa daquele tempo se referia a libertação do povo judeu do Egito, ou seja, Deus novamente mostrava que estava com eles.
O fim do perseguidor. 18 Logo que amanheceu, houve uma tremenda confusão entre os soldados pelo que teria acontecido a Pedro. 19 Herodes mandou procurá-lo, mas ele não foi encontrado; submeteu então os guardas a interrogatório e mandou e executá-los. Em seguida desceu da Judeia para Cesareia onde ficou. 20 Herodes estava irritado com os habitantes de Tiro e Sidônia. Estes, de comum acordo, apresentaram-se a ele e, com o apoio de Blasto, camareiro do rei, pediram a paz. É que sua região se abastecia no território do rei. 21 No dia marcado, Herodes, vestido de traje real, sentou-se no tribunal e dirigiu-lhes a palavra. 22 O povo começou a aclamar: "Palavra de um deus e não de um homem". 23 No mesmo instante o anjo do Senhor o feriu por não haver glorificado a Deus. E ele morreu todo roído de vermes.
24 A palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25 Concluída sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém. trazendo consigo João, chamado Marcos.
Esse João Marcos é o autor do primeiro Evangelho escrito, o de São Marcos (ele), cujo o qual era um escriba de Pedro, e participava ativamente das missões da Igreja. Foi na casa dele que Pedro foi depois que saiu da prisão, e é dele que foi dito como "O anjo de Pedro" (v. 15); Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário