Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mateus 27 - parte 3

Finalização do capítulo: Mt 27, 45-66.
A morte do Filho de Deus. 45 Desde o meio-dia até as três da tarde toda a região ficou coberta de escuridão. 46 Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte: Eli, Eli, lemá sabachthani! O que quer dizer: Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste? 47 Alguns dos que ali estavam ouviram isso e diziam: "Ele está chamando Elias". 48 E um deles foi correndo tomar uma esponja, embebedou-a de vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-Lhe de beber. 49 Os outros, porém diziam: "Deixa, vamos ver se Elias vem salvá-Lo". 50 Mas Jesus deu de novo um forte grito e expirou.
É o seguinte: a escuridão é um sinal da natureza para aquela injustiça que estava acontecendo, na região acontece o khamsim ou siroco, que acontece na passagem do inverno para a primavera que é um fenômeno onde o vento traz uma nuvem de poeira densa que somadas as nuvens do local deixam este local em completa escuridão, isso é uma hipótese natural. Mais uma coisa, Jesus já tinha sofrido demais era complicado entender o que Ele dizia, tanto que pensaram que em vez de dizer "Eli" teria dito "Elias", o profeta, a quem o povo já chamava quando um justo estava em aflição, similar ao que nós, católicos, fazemos quando pedimos a intercessão de um santo, e assim como os protestantes dos dias atuais, aqueles fariseus tinham grande descrença nisso. De fato Elias não veio, e nem poderia vir já que alguém maior do que Ele foi quem quis estar lá, e o que Jesus fala é, na verdade, uma passagem de um Salmo: SL 22, 2.
51 No mesmo instante a cortina do Santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes, a terra tremeu e fenderam-se as rochas. 52 Os túmulos se abriram e muitos corpos de santos ressuscitaram. 53 Eles saíram dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos. 54 Ao verem o terremoto e tudo quanto acontecera, o oficial romano e os que com ele guardavam Jesus ficaram com muito medo e diziam: "Verdadeiramente, este era Filho de Deus". 55 Havia ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para O servir. 56 Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.
Esses sinais (cortina rasgando-se, terremotos e ressurreição de mortos são sinais escatológicos, sinais de um fim, ver Is 26, 15-19; Ez 37, 1-14; Dn 12, 2. Mateus antecipa esses fatos para mostrar que ali na cruz estava a Verdade. Lá estavam também as três Marias (vou colocar aqui o que penso sobre isso), na verdade bem mais do que três, a primeira é Maria Madalena, uma mulher convertida pelo próprio Cristo, a segunda era Maria de Betânia, irmã de Marta, que tinha como filhos Tiago, chamado de menor para diferenciar-se do outro Tiago, o discípulo e José, um outro seguidor de Jesus; e a outra Maria é a mãe de João e André. E além dessas três estava também Maria, Mãe de Deus. Mateus não coloca, da mesma maneira que não coloca outros detalhes que só vemos em outros evangelhos, porque cada autor quer destacar uma coisa: Mateus quer destacar que mesmo no sofrimento, pessoas não tão próximas estavam mais próxima nesses momentos dos que eram para estar ali o tempo todo, os discípulos (somente João estava tão perto). Acredito que ele tenha se sentido muito culpado por ter fugido e quis colocar todo o sofrimento de Cristo, mostrando que Ele foi abandonado pelos discípulos (a maioria). 
O sepultamento. 57 Chegada a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus.
Uma parada rápida aqui. Os que seguiam Jesus não era só os doze e para seguir Jesus Ele mesmo não disse que deveria desfazer-se de todos os bens? Mas além dos doze haviam outros que o seguiam, de uma maneira menos próxima como por exemplo José de Arimatéia, Tiago, o menor e José, o justo.
58 Apresentou-se a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos ordenou que lhe fosse entregue. 59 Tomando o corpo, José envolveu-O num lençol limpo 60 e O sepultou em seu próprio túmulo, todo novo, que tinha mandado cavar na rocha. Depois de rolar uma grande pedra à entrada do túmulo, retirou-se. 61 Estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, sentadas em frente ao Sepulcro. 
Essa outra Maria já é a Mãe. As outras duas estavam com as outras santas mulheres, umas consolando as outras.
A guarda junto ao sepulcro. 62 No dia seguinte, isto é, depois da sexta-feira, os sumos sacerdotes e os fariseus foram a Pilatos 63 e disseram: "Senhor, lembramo-nos de que Aquele impostor disse em vida: 'Depois de três dias ressuscitarei'; 64 Manda, pois, guardar o sepulcro até o terceiro dia para não acontecer que os seus discípulos venham roubar o corpo e digam ao povo: 'Ele ressuscitou dos mortos'. E está última impostura será pior do que a primeira". 65 Pilatos lhes disse: "Vós tendes a guarda. Ide e guardai-O como bem entendeis". 66 Eles foram e puseram guarda ao sepulcro depois de selarem a pedra.
Esses fariseus que pensam essas maldades achavam que os discípulos pudessem fazer teatros como eles fazem, mas acho que além disso, eles estavam com um pé atrás sobre "O Impostor". Até o último capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário