Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mateus 23 - parte 1

Agora o vigésimo terceiro capítulo. Neste post até Mt 23, 1-22.
23  Os escribas e fariseus hipócritas. 1 Então Jesus falou às multidões e a seus discípulos: 2 "Os escribas e os fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. 3 Portanto, fazei e observai tudo o que eles vos disserem, mas não o imiteis nas ações, porque eles dizem e não fazem. 4 Amarram pesadas cargas e as põem nas costas dos outros, e eles mesmos nem com o dedo querem tocá-las. 5 Praticam todas as suas ações para serem vistos pelos outros. Por isso alargam as faixas de pergaminho e alongam as franjas de seus mantos.
Jesus fala dos fariseus e escribas, mas isso é tão atual: Sabe aqueles que usam terno, pois é... Sabe aqueles que dizem ter orações o dia todo, a cada hora uma oração diferente, pois é... Tem aqui e lá, não os imiteis, aliás, aconselho a buscarem em si mesmos o  "o quê fazer?". Jesus continua...
6 Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. 7 Gostam de ser chamados de mestre pelo povo. 8 Mas vós, não vos deixeis chamar de mestre, porque um só é vosso mestre, e todos vós sois irmãos. 9 A ninguém chameis de pai na terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem vos façais chamar de doutores, porque um só é o vosso doutor, o Cristo. 11 O maior entre vós seja vosso servo. 12 Aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.
13 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que fechais o reino dos céus aos outros! Não entrais vós nem permitis que entrem os que o desejam.

Uma nota sobre o versículo 14: Os melhores códices omitem o v.14 que é uma interpolação proveniente de Mc 12, 40 e Lc 20, 47. O texto diz: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que devorais as casas das viúvas, a pretexto de longas orações; por isso mesmo tereis sentença mais severa". A nota sinaliza que o versículo foi omitido, justamente, por que não havia certeza desse versículo no original, ou faltava algumas palavras mas era semelhante às referências de Mc e Lc ou esquecerem de colocar ("passaram batido") nas primeiras cópias, e só depois alguém percebeu e lembrou o que "mais ou menos" estava escrito, de todo modo, não há espaço para conspiração, pelo contrário, se você omite algo que não tem certeza, está agindo corretamente, mas se você publica sem ter essa certeza, você está sendo imoral e irresponsável.
15 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que percorreis mar e terra a fim de converter uma só pessoa para, depois de convertida, a tornar merecedora do inferno duas vezes mais que vós mesmos!
16 Ai de vós, guias cegos, que dizeis: 'Se alguém jurar pelo Santuário, não é nada, mas se jurar pelo ouro do Santuário, fica obrigado'. 17 Insensatos e cegos! O que vale mais, o ouro ou o Santuário que santifica o ouro? 18 E dizeis também: 'Se alguém jurar pelo altar, não é nada, mas se jurar pela oferta que está no altar, fica obrigado'. 19 Cegos, o que é mais, a oferenda ou o altar que santifica a oferenda? 20 Pois , quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo que está sobre o altar. 21 E quem jura pelo Santuário, jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por Aquele que nele está sentado.
Até a continuação do capítulo, onde Jesus dá continuidade a esse discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário