Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mateus 23 - parte 2

Finalização do capítulo: Mt 23, 23-39, Jesus continua a dizer...
23 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não vos preocupais com o mais importante da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! É isso o que importa fazer, sem contudo omitir aquilo. 24 Guias cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo!
25 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que por fora limpais o corpo e o prato mas por dentro estais cheios de rouba e cobiça. 26 Fariseu cego, limpa primeiro o copo por dentro, para que fique limpo também por fora.
27 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que sois semelhantes a sepulcros caiados, vistosos por fora mas por dentro cheios de ossos dos mortos e de toda sorte de podridão. 28 Assim também vós, por fora pareceis justos aos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade.
Jesus faz longos discursos sobre aquilo que a população não percebia: seus líderes religiosos eram perversos e malignos, e por ficar chamando-os de insensato e dizer todas essas verdades, eles precisavam que Jesus se calasse, já vinham pensando em como fazer isso, mas Cristo não diz essas coisas para constrangê-los, diz para que entendam que estão errados e busquem a conversão, repare que nenhuma vez Jesus se dirigiu a políticos para dar essas lições. Continuemos...
29 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que construís os sepulcros dos profetas e enfeitais os monumentos dos justos, 30 e dizeis: 'Se nós tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no sangue dos profetas'. 31 Com isso afirmais que sois filhos dos que mataram os profetas. 32 Acabai, pois, de encher a medida de vossos pais. 33 Serpentes, raça de víboras, como escapareis ao castigo do inferno? 34 É por isso que vos envio profetas, sábios e escribas. Deles matareis e crucificareis alguns, a outros açoitareis nas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade. 35 Por isso cairá sobre vós o castigo pelo assassinato de todos os inocentes, desde Abel, o justo, até Zacarias filho de Baraquias, a quem matastes entre o Santuário e o altar. 36 Eu vos garanto: tudo isto virá sobre esta geração.
Não existe essa história de "a se eu vivesse em tal época e fosse de tal posição..." esse tipo de suposição é invalida, você não sabe nem como vai proceder pelo restante do dia. E quando você diz o que faria, está ai colocando a sua medida, é por essas e outras que se pede para não julgar e em caso de julgamento, misericórdia.
Lamento sobre Jerusalém. 37 Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste! 38 Por isso vossa casa ficará abandonada. 39 Eu vos digo: Não me vereis mais até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor".
As referências são de Jr 12, 7, entre outras que já anunciavam a ruína do Templo como 1Rs 9, 7-8 e Jr 22, 5. E por fim Bendito seja o que vem em nome do Senhor está em Sl 118, 26.Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário