Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Atos 4

Capítulo 4 completo, At 4, 1-37.
4 Pedro e João diante do Sinédrio. 1 Enquanto falavam ao povo, apareceram os sacerdotes, o oficial do Templo e os saduceus. 2 Ficaram indignados porque estavam ensinando ao povo e anunciando que em Jesus se cumprira a ressurreição dos mortos. 3 Prenderam-nos e os meteram na prisão até à manhã seguinte, porque já era tarde. 4 Muitos, porém, dos que tinham ouvido a palavra creram, e o número de fiéis se elevou a mais ou menos cinco mil.
5 Na manhã seguinte reuniram-se em Jerusalém os chefes dos judeus, os anciãos e escribas. 5 Aí estavam também Anás, o sumo sacerdote, Caifás, João, Alexandre e todos os que eram de famílias de sumos sacerdotes. 7 Puseram Pedro e João no meio e começaram a interrogá-los: "Com que poder ou em nome de quem fizeste isso?"
8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu-lhes: "Chefes do povo e anciãos. 9 Já que hoje somos interrogados sobre a cura deste enfermo, por quem tenha sido curado, 10 fique claro para todos vós e para todo o povo de Israel que foi em nome de Jesus Cristo, Nazareno, crucificado por vós, mas por Deus ressuscitado dos mortos, que este homem se acha curado diante de vós.
Deus não quer saber de respostinhas para agradar, Ele fala a verdade e para a conversão daqueles homens "sem jeito".
11 Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, construtores, mas que veio a ser a pedra principal. 12 Em nenhum outro há salvação, pois nenhum outro nome foi dado sob o céu pelo qual nós, homens e mulheres, possamos ser salvos".
A passagem é Sl 118, 22; Portanto, cabeça da Igreja, desde sempre.
13 Vendo a coragem de Pedro e João e considerando que eram homens simples e sem instrução, ficaram admirados, pois haviam conhecido desde que estavam com Jesus. 14 Mas, quando viram com eles o homem curado, nada puderam dizer contra eles. 15 Mandaram então que se retirassem da sala do Sinédrio e começaram a ponderar entre si: 16 "O que faremos com estes homens? Pois o milagre feito por eles tornou-se conhecido de todos os habitantes de Jerusalém, e não podemos negá-lo. 17 Todavia, para que a notícia não se divulgue mais entre o povo, vamos proibir com ameaças que no futuro falem a alguém desse nome". 18 Chamaram-nos e ordenaram que de modo algum falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19 Pedro e João responderam: "Julgai vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos mais a vós do que a Deus. 20 Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos". 21 Como não achassem um pretexto para castigá-los, eles os ameaçaram e mandaram embora, por causa do povo, pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido. 22 De fato, o homem em quem se realizara a cura milagrosa já passava dos quarenta anos.
Ou seja, era bem conhecido do povo. Eles tolamente julgaram ser dos apóstolos o milagre (v16), mas não, foi feito por Deus, com a interseção deles.
A comunidade em oração. 23 Postos em liberdade, voltaram para os irmãos e contaram tudo que os sumos sacerdotes e anciãos lhes tinham dito. 24 Ao ouvirem o relato, todos juntos levantaram a voz para Deus, dizendo: "Senhor, Tu que fizeste o céu, a terra e o mar e tudo que neles há. 25 Tu, que pela boca de nosso pai Davi, Teu servo, disseste: Por que se agitam as nações e os povos imaginam coisas vãs? 26 Conspiram os reis da terra e os chefes se reúnem contra o Senhor e contra Seu Cristo. 27 Pois na verdade se uniram nesta cidade contra Teu santo Servo Jesus, que ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos com os pagãos e o povo de Israel, 28 para executarem o que a Tua mão e vontade predeterminaram que acontecesse. 29 Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos Teus servos que anunciem corajosamente a Tua palavra. 30 Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios pelo nome do Teu santo Servo Jesus". 31 Depois de rezarem, tremeu o lugar onde estavam reunidos, e todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus.
As passagens são de diversos lugares do AT onde eles, por meio de Deus, fazem uma releitura com base na verdade que veio ao mundo, Jesus. Isso justifica o fato de a Igreja aderir ao AT.
Tudo entre eles era comum. 32 A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade sua o que possuía. Tudo entre eles era comum. 33 Com grande eficácia os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus e todos os fiéis gozavam de grande estima. 34 Não havia necessitados entre eles. Os proprietários de campos ou casas vendiam tudo 35 e iam depositar o preço da venda aos pés dos apóstolos. Repartia-se, então, a cada um segundo sua necessidade. 36 José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37 possuía um terreno. Vendeu-o e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.
Igualzinho aos pastores de hoje, não?! Mesmo ele, sendo discípulo igualmente como os outros, não foi hipócrita e fez a partilha. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário