Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

João 1 - parte 1

Dando início a leitura bíblica do Evangelho segundo São João. Nessa primeira parte (de três) vamos de Jo 1, 1-18.
1 Prólogo. 1 No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 2 No princípio ela estava com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por meio dela e sem ela nada se fez do que foi feito. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos seres humanos. 5 A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a compreenderam.
Esse podia ser o prólogo do seu outro escrito, o Apocalipse. A Palavra em questão me parece Jesus, igualmente a luz, e as trevas somos nós nesse mundo.
6 Houve um homem enviado por Deus, de nome João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9 Era esta a luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina todas as pessoas. 10 Ela estava no mundo, e por ela o mundo foi feito, mas o mundo não a conheceu. 11 Veio para o que era seu, mas os seus não a receberam. 12 Mas a todos que a receberam, aos que creem em Seu nome, deu o poder de se tornarem filhos de Deus, 13 estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Tanto João Batista como Jesus só nasceram por única vontade de Deus.
14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós; vimos a Sua glória, a glória do Filho único do Pai, cheio da graça e verdade. 15 João dá testemunho dEle e clama: "Este é aquele de quem vos disse: O que vem depois de mim passou adiante de mim, porque existia antes de mim". 16 Pois da Sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça. 17 Porque a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único de Deus, que está junto ao Pai, foi quem no-Lo deu a conhecer.
Agora começa de vez o Evangelho. João era discípulo do Batista, que professa a fé em Jesus, história que ele vai contar mais adiante. A partir de agora até o capítulo 13 São João vai detalhar testemunhos e sinais de que Jesus foi enviado ao mundo pelo Pai, e depois vai concluir o Evangelho detalhando a Paixão e depois concluindo. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário