Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Lucas 24 - parte 2 e Final

Concluindo o Evangelho segundo São Lucas, aqui Lc 24, 25-53. Continuando com o caminho de Emaús...
25 E Jesus lhes disse: "Ó homens sem inteligência e de coração lento para crer o que os Profetas falaram. 26 Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na Sua glória?" 27 E, começando por Moisés e por todos os Profetas, foi explicando tudo que a Ele se referia em todas as Escrituras. 28 Quando se aproximaram do povoado para onde iam, Jesus fez menção de seguir adiante. 29 Mas eles O obrigaram a parar: "Fica conosco, pois é tarde e o dia já está terminando". Ele entrou para ficar com eles.
30 E aconteceu que, enquanto estava com eles à mesa, tomou o pão, rezou a benção, partiu-o e lhes deu. 31 Então, abriram-se os olhos deles e O reconheceram, mas Ele desapareceu. 32 Disseram então um para o outro: "Não nos ardia o coração quando pelo caminho nos falava e explicava as Escrituras?" 33 Na mesma hora se levantaram e voltaram para Jerusalém. Lá encontraram reunidos os Onze e seus companheiros, 34 que lhes disseram: "O Senhor ressuscitou de verdade e apareceu a Simão". 35 Eles também começaram a contar o que tinha acontecido no caminho e como O reconheceram ao partir o pão.
Ou seja, a mensagem é bem clara: por duas vezes Lucas cita que só O reconheceram quando Ele se deu novamente, Eucaristia. E mais um detalhe: foi preciso que Lucas e Cléofas fossem humildes e aceitassem acolher um desconhecido, para assim Jesus estar com eles juntamente com O Espírito, que fez com que vessem a presença de Jesus.
Aparição aos Onze. 36 Enquanto falavam, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 37 Assustados e cheios de medo, julgavam estar vendo um espírito. 38 Mas Ele lhes disse: "Por que estais perturbados e por que estas dúvidas em vossos corações? 39 Vede minhas mãos e pés; Sou Eu mesmo! Tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos como eu tenho". 40 Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Como ainda assim, dominados pela alegria, não acreditassem e permanecessem surpresos, perguntou-lhes: "Tendes aqui alguma coisa para comer?" 42 Então Lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. 43 Ele o tomou e comeu diante deles.
Para mostrar que não era nenhum espírito, mas sim o Cristo ressuscitado.
44 Depois lhes disse: "Isto é o que vos dizia enquanto ainda estava convosco: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos a Meu respeito". 45 Então Jesus abriu-lhes a inteligência para compreenderem as Escrituras, 46 e lhes disse: "Assim estava escrito que o Cristo haveria de sofrer e ao terceiro dia ressuscitar dos mortos 47 e, começando por Jerusalém, em Seu nome seria pregada a todas as nações a conversão para o perdão dos pecados. 48 Vós sois testemunhas disso. 49 Eu vos mandarei Aquele que Meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejas revestidos da força do alto".
E tiveram que esperar mesmo, cinquenta dias, realmente foi para testar-lhes a fé; mas valeu muito a pena.
Ascensão de Jesus. 50 Levou-os em seguida até perto de Betânia. Ali, levantou as mãos e os abençoou. 51 Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi levado ao céu. 52 E eles, depois de se prostrarem diante dEle, voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53 Permaneciam no Templo, louvando a Deus.
E assim encerra-se este Evangelho. Mas Lucas dá continuidade com o livro Atos dos Apóstolos, onde fala no que aconteceu depois desse momento. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário