Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Atos 2 - parte 2

Fechando esse capítulo, At 2, 22-47.
22 Israelitas, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus deu testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por Ele realizou, como vós mesmos o sabeis, 23 Este, depois de ter sido entregue, segundo os desígnios da presciência de Deus, vós O crucificaste e O matastes por mãos dos ímpios. 24 Mas Deus O ressuscitou, livrando-O das angústias da morte, pois não era possível que a morte O mantivesse em seu poder. 25 Pois Davi diz a respeito dEle: Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está a minha direita para eu não vacilar. 26 Alegrou-se por isso o meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27 Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente a corrupção. 28 Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria.
Porque se Jesus morreu pelos pecados da humanidade faria sentido que ele permanecesse na morte, mas sendo Ele Deus, isso jamais seria possível. A passagem de Davi é: Sl 16, 8-11.
29 Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e seu túmulo está entre nós até hoje. 30 Mas, sendo profeta, ele sabia que Deus lhe havia jurado solenemente que um de seus descendentes ocuparia o seu trono. 31 Ele previu e anunciou a ressurreição de Cristo, com as palavras: Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção.
A profecia de Davi que era tão esperada pelos judeus podemos ver em Sl 132, 11; 2Sm 7, 12. A segunda passagem é aquela mesma (Sl 16, 10).
32 A este Jesus Deus ressuscitou, e disso todos nós somos testemunhas. 33 Exaltado pela direita de Deus e recebida do Pai a promessa do Espírito Santo, Ele O derramou sobre nós conforme vedes e ouvis. 34 Porque Davi não subiu ao céu mas diz: Disse o Senhor a meu Senhor: Senta-te à Minha direita 35 até que ponha teus inimigos como apoio de seus pés.
Sl 110, 1.
36 Todo Israel saiba, portanto, com a maior certeza, que este Jesus, por vós crucificado, Deus O constituiu Senhor e Cristo".
Primeiras conversões. 37 Ao ouvirem isto, sentiram-se tocados no íntimo do coração e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, o que devemos fazer?" 38 Pedro respondeu: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os de longe que o Senhor nosso Deus chamar para si".
40 Com muitas outras palavras dava o seu testemunho e os exortava, dizendo: "Salvai-vos dessa geração perversa". 41 Os que acolheram a palavra de Pedro foram batizados. Naquele dia se converteram umas três mil pessoas.
Primeira comunidade. 42 Eles frequentavam com perseverança a doutrina dos apóstolos, as reuniões em comum, o partir do pão e as orações. 43 De todos apoderou-se o medo à vista dos muitos prodígios e sinais que os apóstolos faziam. 44 E todos que tinham fé viviam unidos, tendo todos os bens em comum. 45 Vendiam as propriedades e os bens e dividiam o dinheiro com todos, segundo a necessidade de cada um. 46 Todos os dias se reuniam, unânimes, no Templo. Partiam o pão nas casas e comiam com alegria e simplicidade de coração. 47 Louvavam a Deus e gozavam da simpatia de todo o povo. Cada dia o Senhor lhes ajuntava outros a caminho da salvação.
E esses foram os primeiros passos da igreja de Cristo, que são seguidos até hoje: Batismo e Eucaristia, dois sacramentos essenciais do homem com Deus. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário