Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

João 4 - parte 1

Vamos de Jo 4, 1-30.
4 Jesus e a samaritana. 1 Os fariseus ouviam dizer que Jesus fazia mais discípulos e batizava mais do que João - 2 embora não fosse Jesus que batizasse, e sim os discípulos. 3 Ao saber disso, Ele deixou a Judeia e foi para a Galileia.
Muito importante essa informação de João. Jesus não batizava, acredito que eram os ex-discípulos de João Batista quem faziam isso a pedido de Jesus.
4 Ele tinha de passar pela Samaria. 5 Chegou assim a uma cidade da Samaria chamada Sicar, próxima das terras que Jacó havia dado a seu filho José. 6 Ali estava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se à beira do poço. Era quase meio-dia 7 Uma mulher da Samaria veio tirar água. Jesus lhe disse: "Dá-Me de beber". 8 Os discípulos tinham ido a cidade comprar mantimentos.
9 A mulher samaritana respondeu-Lhe: "Como é que Tu, um judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?" Pois os judeus não se dão com os samaritanos. 10 Em resposta Jesus lhe disse: "Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz 'dá-Me de beber', serias tu que Lhe pedirias, e Ele te daria água viva".  11 A mulher disse: "Senhor, não tens com que tirar água e o poço é fundo, donde tens pois essa água viva? 12 Por acaso és maior que nosso pai Jacó que nos deu o poço do qual ele bebeu, junto com os filhos e os rebanhos?" 13 Jesus respondeu: "Quem bebe dessa água tornará a ter sede; 14 mas quem beber da água que Eu lhe der será nele uma fonte que jorra para a vida eterna.
Jesus pediu água para puxar assunto, para que a mulher observasse que Deus vai além dos judeus, e busca convertê-la.
15 A mulher pediu: "Senhor, dá-me dessa água para que eu não sinta mais sede nem precise vir aqui buscar água". 16 Jesus lhe disse: "Vai chamar teu marido e volta aqui". 17 A mulher respondeu: "Eu não tenho marido". Jesus disse: "Respondeste bem: 'não tenho marido'. 18 De fato, tiveste cinco e aquele que agora tens não é teu marido; nisto disseste a verdade".
19 "Senhor - disse a mulher - vejo que és um profeta. 20 Nossos pais adoraram a Deus neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar". 21 Jesus lhe disse: "Mulher, acredita em Mim, vem a hora em que nem neste monte e nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade; estes são os adoradores que o Pai deseja. 24 Deus é espírito, e quem O adora deve adorá-Lo em espírito e verdade". 25 A mulher disse a Jesus: "Eu sei que o Messias, que se chama Cristo, está para vir. Quando vier, Ele nos fará saber todas as coisas". 26 Disse-lhe Jesus: "Sou Eu, que falo contigo".
Jesus explica perfeitamente que Deus não se importa com o lugar, mas que ore em verdade e espírito, de maneira verdadeira e não como os fariseus, os crentes e os católicos da RCC.
27 Nisso chegaram os discípulos e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher. Mas ninguém perguntou o que Ele queria ou o que estava falando com ela. 28 A mulher deixou o cântaro, foi à cidade e disse a todos: 29 "Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Cristo?" 30 Eles saíram da cidade e foram até onde estava Jesus.
Os discípulos, julgando que estava para acontecer algum "relacionamento", nem perguntaram nada naquele momento, se preocuparam em "preservar" Jesus. Reparem também que ninguém bebeu água, pois há coisas mais importantes do que a água para um corpo: Jesus para um espírito. Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário