Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

João 5 - parte 2

Fechando este capítulo, Jo 5, 24-47. Jesus continua a nos dizer...
24 Na verdade Eu vos digo: quem escuta Minha palavra e crê nAquele que Me enviou tem a vida eterna e não é condenado, mas passou da morte para a vida. 25 Na verdade Eu vos digo: vem a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem, viverão. 26 Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter a vida em si mesmo. 27 E deu-Lhe o poder de julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão Sua voz. 29 Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados. 30 Eu nada posso fazer por Mim mesmo. Julgo como ouço, e Meu julgamento é justo, pois não procuro Minha vontade mas a vontade daquele que Me enviou.
Primeiro: Já chegou a hora (v.25) era aquele tempo, onde após Sua morte, Jesus vai até os que já estavam mortos e anuncia o julgamento. Para alguns, o céu, para outros, o inferno. Segundo: Jesus é o juiz, e é pela justiça divina, visto que é mais justo alguém que viveu na carne no nosso mundo julgar (Jesus) do que quem não viveu (Pai). Mas Jesus, julga conforme a vontade do Pai (v.30) que deseja que todos os filhos consigam entrar no céu, e por fim Jesus é um juiz que escuta (v.30), o que justifica a intercessão.
O testemunho em favor do Filho. 31 Se Eu desse testemunho de Mim mesmo, Meu testemunho não seria digno de fé. 32 Há outro que dá testemunho de Mim, e sei que é digno de fé o testemunho que Ele dá de Mim.
Não existe glória em "autovangloriar-se". Quem dá o testemunho de Jesus é, na verdade, qualquer pessoa. Mas para que qualquer pessoa dê esse testemunho é necessário o Espírito Santo, o que faz com que o testemunho seja plenamente válido. Porque é Deus quem diz.
33 Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da Verdade. 34 Eu não invoco testemunho humano, mas digo-vos isto para que sejais salvos. 35 João era uma lâmpada que estava acesa e iluminava, e vós quisestes por um instante alegrar-vos com sua luz. 36 Eu, porém, tenho um testemunho maior do que o de João: as obras que o Pai Me deu para realizar, estas obras que Eu faço, dão testemunho de que o Pai Me enviou. 37 O Pai que Me enviou também dá testemunho de Mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu rosto, 38 nem tendes a Sua palavra em vós, pois não credes nAquele que Ele enviou. 39 Pesquisais as Escrituras porque julgais encontrar nelas a vida eterna - e são elas mesmas que dão testemunho de Mim - 40 mas não quereis vir a Mim para terdes a vida.
41 Não aceito elogio das pessoas. 42 Aliás, Eu vos conheço e sei que não tendes o amor de Deus. 43 Eu vim em nome do Meu Pai e não Me recebeis. Se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis. 44 Como podeis crer, vós que aceitais elogios uns dos outros e não buscais a glória que provém do único Deus? 45 Não penseis que vou acusar-vos perante o Pai. Quem vos acusa é Moisés, em quem depositaste vossa esperança. 46 Se acreditásseis em Moisés, certamente acreditaríeis também em Mim, porque Moisés escreveu a Meu respeito. 47 Se porém não acreditais em seus escritos, como acreditareis em Minhas palavras?
É a falta de fé do povo, que acha que faz tudo certo. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário