Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

João 8 - parte 1

Primeira parte deste capítulo, Jo 8, 1-20.
8 A mulher adúltera. 1 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 De manhã, voltou para o Templo. Todo o povo se juntou em torno dEle. E Ele, sentado,  se pôs a ensinar. 3 Então os escribas e fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério, colocaram-na no meio do círculo e 4 disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5 Na Lei, Moisés nos manda apedrejar as adúlteras; mas Tu o que dizes?" 6 Perguntavam isto para testá-Lo, a fim de terem do que o acusar. Jesus, porém, inclinou-se e começou a escrever com o dedo no chão. 7 Como insistissem em perguntar, ergueu-se e lhes disse: "Aquele de vós que estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra". 8 E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. 9 Ao ouvirem isto, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher que permanecia ali no meio. 10 Erguendo-Se, disse para a mulher: "Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?" 11 Ela respondeu: "Ninguém, Senhor". Jesus lhe disse: "Nem Eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques".
Jesus disse: aquele de vós que estiver sem pecado (v7), ou seja, não estava falando dEle, mas apenas de nós, o povo. Se Maria estivesse por lá ela teria o direito de jogar pedra, mas acho que ela não faria. E Jesus também não o fez.
Jesus, luz do mundo. 12 Jesus falou-lhes outra vez: "Eu Sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas mas terá a luz da vida". 13 Então os fariseus lhe disseram: "Tu dás testemunho de Ti mesmo. O Teu testemunho não é digno de fé". 14 Jesus respondeu-lhes: "Embora Eu dê testemunho de Mim mesmo, Meu testemunho é verdadeiro, pois sei donde vim e para onde vou. Vós é que não sabeis donde Eu venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo as aparências, Eu não julgo ninguém. 16 E quando julgo, o Meu julgamento é conforme a verdade porque não estou sozinho, mas o Pai que Me enviou está comigo. 17 Aliás, na vossa Lei está escrito: o testemunho de duas pessoas é digno de fé. 18 Quem dá testemunho de Mim Sou Eu mesmo e o Pai que Me enviou". 19 Perguntaram-Lhe: "Onde está Teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a Mim, nem a Meu Pai. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o Meu Pai". 20 Jesus proferiu estas palavras quando ensinava no Templo, junto aos cofres de esmola. E ninguém o prendeu, porque ainda não havia chegado a Sua hora.
Essa pergunta dos fariseus nem faz sentido: primeiro, porque 11 dos 12 discípulos dão testemunho, isso sem contar os que eram de fora dos Doze e também davam esse testemunho. Segundo, por tudo o que está escrito no AT: os profetas uns 400 anos atrás já davam testemunho de Jesus.
Até a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário