Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Marcos 7 - parte 1

Primeira parte deste capítulo: Mc 7, 1-23.
7 A falsa pureza. 1 Os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém, tinham-se reunido em torno dEle. 2 Viram que alguns dos discípulos comiam pão com mãos impuras, isto é, sem as lavar. 3 É que os fariseus e os judeus em geral, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos. 4 Quando voltam do mercado, não comem sem antes se purificar, e muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar copos, pratos e panelas. 5 Os fariseus e escribas perguntaram, pois, a Jesus: "Por que teus discípulos não seguem a tradição dos antigos e comem o pão com mãos impuras?" 6 Jesus lhes respondeu: "Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, quando escreveu: Este povo Me honra com os lábios mas o coração está longe de Mim; 7 em vão Me prestam culto, ensinando doutrinas e preceitos humanos. 8 Deixando de lado o mandamento de Deus, vós vos apegais à tradição dos homens".
Alguns detalhes: os judeus lavavam as mãos, não por higiene, mas pela cultura. O certo é lavar as mãos pela higiene, mas isso nem se compara com estar com a alma suja. E só o que acontece mesmo é a propagação de doutrina dos homens, cada vez mais esquecemos das doutrinas de Deus. Desde o movimento do humanismo o mundo vai de ladeira à baixo, se aproximando cada vez mais do fim. Só pra fechar, a citação de Jesus está em Is 29, 13.
9 E Jesus acrescentou: "Na verdade, anulais o mandamento de Deus para firmar a vossa tradição. 10 Pois Moisés disse: 'Honra teu pai e tua mãe' e 'aquele que amaldiçoar o pai ou a mãe seja morto'. 11 Mas vós dizeis: 'Se alguém disser ao pai ou à mãe: tudo com que poderia ajudar-te é Corban, isto é, oferta a Deus', 12 já que não o deixais fazer coisa alguma em favor do pai ou da mãe. 13 Anulais assim a palavra de Deus com a vossa própria tradição; e coisas como estas fazeis muitas".
O Corban é o direito que, quando o filho tem inimizade com os pais, ele pode subtrair-lhes a ajuda necessária em troca dando o auxílio ao templo. Ou seja, em vez de ajudar aos pais, por inimizade, dá dinheiro aos fariseus. Criaram essa lei visando o lucro, em vez de cumprir a lei de Moisés, que está em Ex 20, 12; 21, 17; Lv 20, 9; Dt 5, 16. E Jesus deu só um exemplo de como eles destruíam o que Deus dizia.
A verdadeira pureza. 14 Jesus chamou novamente o povo e disse: "Ouvi-Me todos e entendei. 15 Nada que vem de fora de uma pessoa pode torná-la impura. O que sai de dentro de uma pessoa é que a torna impura. 16 Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!" 17 Quando deixou o povo e entrou em casa, os discípulos perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus lhes respondeu: "Também vós ainda não compreendeis? Não sabeis que tudo o que de fora entra em alguém não pode torná-lo impuro, 19 porque não entra no coração mas no estomago e daí sai para o esgoto?" E assim Jesus declarava puro todo alimento. 20 E acrescentou: "O que sai da pessoa, porém, é o que torna impura. 21 Pois é do interior do coração das pessoas que provêm os maus pensamentos, a prostituição, os roubos, os homicídios, 22 os adultérios, as cobiças, as perversidades, a fraude, a desonestidade, a inveja, a calúnia, o orgulho e a insensatez. 23 Todos estes vícios vêm de dentro e tornam a pessoa impura".
As pessoas achavam que coisas como a sujeira, ou a lepra, é que deixavam uma pessoa impura, mas impureza é um conceito ligado aos pensamentos do coração. Até a continuação do capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário