Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Marcos 12 - parte 1

Neste décimo segundo capítulo, subdividiremos em três parte para facilitar leitura e entendimento. Neste post: Mc 12, 1-17.
12 A rejeição do Filho do homem. 1 Jesus começou a falar-lhes em parábolas: "Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, escavou um tanque para esmagar as uvas, construiu uma torre e arrendou tudo a uns lavradores. Depois viajou para o exterior. 2 No tempo da safra, enviou um de seus escravos para receber dos lavradores a sua parte dos frutos da vinha. 3 Pegaram o escravo, espancaram-no e o mandaram de volta de mãos vazias. 4 Tornou a enviar-lhes então outro escravo. Também a este feriram a cabeça e maltrataram. 5 O senhor enviou-lhes ainda um terceiro. A este, porém, mataram. Mandou outros mais, dos quais espancaram alguns e mataram a outros. 6 Restava-lhe ainda um: o seu filho querido. Enviou-lhes este último, pensando: 'Eles vão respeitar o meu filho!' 7 Mas os lavradores disseram uns aos outros: 'Este é o herdeiro! Vamos matá-lo e a herança será nossa!' 8 Pegaram o filho do patrão, mataram-no e o jogaram fora da vinha. 9 O que fará o dono da vinha? Virá e acabará com estes lavradores e arrendará a vinha a outros. 10 Não lestes a passagem da Escritura: A pedra rejeitada pelos construtores é que se tornou a pedra principal. 11 Foi obra do Senhor, digna de admiração para nossos olhos?"
A primeira citação está em Is 5, 1-2; a segunda Sl 118, 22-23. Mas o que destaco aqui é a parábola em si. Está muito claro que Deus é o senhor da vinha, os lavradores os judeus, os escravos os profetas e o filho do senhor Jesus. Mas repare que desde o princípio o Senhor confiou nos homens. Mandou o primeiro escravo, que voltou arruinado e sem frutos, quantos na mesma situação não teriam mandado açoitar os lavradores ou feito coisa pior. Mas o Senhor teve paciência e acreditou que eles mudariam, e foi mandando um a um acreditando na conversão deles. Mandou todos, só sobrara seu dileto Filho. O mandou e nem Ele foi suficiente para que eles se convertessem, prova é que o povo judeu existe até hoje. Então a vinha que pertencia somente aos judeus foram oferecidos a todos os outros (pagãos daqueles tempos até nós dos dias de hoje). E isso é admirável.
12 Eles procuravam prender Jesus mas tinham medo do povo. É que perceberam que Jesus havia contado a parábola contra eles. Então deixaram Jesus e foram embora.
O tributo a César. 13 Enviaram-Lhe alguns dos fariseus e herodianos para O pegarem em alguma palavra. 14 Eles chegaram e disseram a Jesus: "Mestre, sabemos que és sincero, que não te comprometes com ninguém, pois não olhas para a aparência das pessoas mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. É justo pagar imposto a César ou não? Devemos pagar ou não?" 15 Mas Jesus, vendo a hipocrisia deles, respondeu: "Por que Me testais? Deixai-Me ver a moeda do imposto". 16 Eles mostraram. E Jesus lhes perguntou: "De quem é essa imagem e inscrição?" Eles responderam: "De César". 17 Então lhes disse: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ficaram admirados com Ele.
O imposto em si poderia ser injusto já que cobra de pessoas que muitas vezes não tem condições de pagar e não têm retorno nas necessidades do povo. Ora se Jesus dissesse isso era preso na hora. Portanto ele usou de outra justiça, a de quem pertence as coisas. Se tem o rosto de César, portanto, pertencia a ele. Mas o mais importante Jesus diz no finalzinho e muita gente passa batido: "(Dai) a Deus o que é de Deus". Ou seja, entregar Jesus que é de Deus para Ele (Deus). Cristo se ofertou publicamente sem que ninguém percebesse, Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário