Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A evolução da Igreja católica

A Igreja Católica existe desde a sua fundação, por Nosso Senhor até hoje. Suportou perseguições físicas e filosóficas, desde sempre até os fins dos tempos, mas permanecerá para sempre.
A criação.
Assim aconteceu a criação da Igreja: "E Eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a Minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagem sobre ela". Isso foi o que Jesus disse a Pedro (Mt 16, 13-20). Essa foi a primeira vez que a palavra "igreja" foi citada, portanto criação do próprio Cristo. Mas Ele não a criou com cimento e tijolos, nem com CNPJ nada disso. Indicou que Pedro ergueria a estrutura física criada que teria Ele mesmo como filosofia.
Após a morte e ressurreição de Jesus os discípulos partem para a criação da igreja. Mas não ainda como estruturas físicas como vemos ai. Primeiramente os discípulos se reuniam nas casas delas mesmos. Isso tudo está escrito em At e ao longo do Novo Testamento.
Os discípulos e apóstolos foram tratando de organizar uma hierarquia, instituir diáconos (capítulo 6 de At). O primeiro papa já era Pedro, instituído por Jesus.
Mas com as boas-novas, ou seja, com os discípulos anunciando que o Messias veio, surgiam seguidores a cada dia e as casas das pessoas ficou pequena para tanta gente. Era preciso criar uma estrutura física que comportasse um grande número de pessoas.
As Igrejas.
Conforme já explicado, pelo crescente número de seguidores daquelas ideias cristãs, já podemos usar assim, foram pensando em criar estruturas para proclamar a palavra de Deus e louvá-Lo e agradecê-Lo. No capítulo 11 de At tem a descrição de tudo isso.
Ao longo do tempo.
Com o crescimento exorbitante da Verdade, os cristãos já estavam espalhados pelo oriente médio e Europa. Tudo na época era sujeito ao Império Romano, que desde sempre perseguia os Cristãos. A perseguição foi tão grande ao ponto do imperador Nero colocar fogo em Roma para culpar os cristãos. Mas a popularidade dos cristãos só aumentaram. Depois de um tempo os pagãos se "renderam" ao cristianismo, e a Igreja passou a se chamar: Igreja Católica (de todos) Apostólica (seguia a tradição dos apóstolos) Romana (pois sua sede ficou em Roma, atual Vaticano).
Hoje.
Com a internet, podemos ter mais informações sobre a igreja. Por esse blog faço breves comentários com base em leituras, mas há outras fontes confiáveis. Embora, não devemos acreditar em tudo que têm por ai, porque as pessoas adoram tentar destruir o que Cristo criou. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário