Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Mateus 21 - parte 2

Continuando e fechando o capítulo, com as parábolas de Jesus no Templo: Mt 21, 28-46.
A parábola dos dois filhos.  28 O que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi até o mais velho e disse: 'Filho, vai hoje trabalhar na vinha'. 29 Ele, porém, respondeu: 'Não quero ir'. Mas depois se arrependeu e foi. 30 Foi, então, até o outro filho e falou a mesma coisa, e ele respondeu: 'Vou, senhor'. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?" "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Eu vos garanto que os cobradores de impostos e as prostitutas entram antes no reino de Deus do que vós. 32 Porque João veio a vós no caminho da justiça e não acreditastes nele, ao passo que os cobradores de impostos e as prostitutas acreditaram. E vós, vendo isso, nem assim vos arrependestes para crerdes nele.
A mensagem é clara: não fiquemos só no discurso, pelo contrário, nosso discurso pode até ser ruim, contanto que as ações sejam boas. Seguindo.
Os lavradores homicidas. 33 Ouvi outra parábola: Havia um pai de família que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, escavou um tanque para esmagar as uvas, construiu uma torre e arrendou tudo a uns lavradores. Depois viajou para o exterior. 34 Quando chegou o tempo da safra, mandou os escravos receberem dos lavradores sua parte dos frutos. 35 Os lavradores, porém, agarraram os escravos, espancaram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro. 36 Novamente enviou outros escravos, em maior número do que os primeiros, e lhes fizeram o mesmo. 37 Por fim enviou-lhes o próprio filho, pensando: 'Eles vão respeitar o meu filho'. 38 Mas, ao verem o filho, os lavradores disseram entre si: "Este é o herdeiro! Vamos matá-lo e tomemos sua herança'. 39 Eles pegaram o filho do patrão, arrastaram-no para fora da vinha e o mataram. 40 Pois bem: Quando vier o dono da vinha, o que fará com os lavradores?" 41 Eles responderam: "Fará perecer de morte horrível os malfeitores e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe deem os frutos a seu tempo". 42 Então Jesus lhes disse: "Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores é que se tornou a pedra principal. Foi obra do Senhor, digna de admiração para nossos olhos?".
Que parábola! O resumo do mundo.  A primeira citação (v. 33) diz respeito a Is 5, 1-2, mas se extendam até o sétimo versículo. E a referência das Escrituras é Sl 118, 22. Continuando.
43 Por isso Eu vos digo: O reino de Deus será tirado de vós e será dado a um povo que produza os devidos frutos. 44 Aquele que cair sobre esta pedra ficará despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será esmagado" 45 Ao ouvirem estas parábolas de Jesus, os sumos sacerdotes e os fariseus entenderam que falava deles. 46 Queriam prendê-lo mas tinham medo da multidão que o considerava profeta.
O capítulo seguinte continua com as parábolas.Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário