Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mateus 20 - parte 1

Voltamos! Primeira parte:  Mt 20, 1-19, Jesus continua a dizer.
20 Trabalhadores na vinha. 1 O reino dos céus é semelhante a um pai de família que, ao romper da manhã, saiu para contratar trabalhadores para sua vinha. 2 Acertado com eles o preço da diária, mandou-os para sua vinha. 3 Saiu pelas nove horas da manhã e viu outros trabalhadores na praça sem fazer nada. 4 E lhes disse: 'Ide também vós para a vinha e eu vos darei o que for justo'. 5 E eles foram. Saiu de novo, por volta do meio-dia e das três horas da tarde, e fez o mesmo. 6 E, ao sair por volta das cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam desocupados e lhes disse: 'Como é que estais aqui sem fazer nada o dia todo?' 7 Eles lhe responderam: 'Porque ninguém nos contratou'. Ele lhes disse: 'Ide também vós para a vinha'. 8 Pelo fim do dia, o dono da vinha disse ao seu feitor: 'Chama os trabalhadores e paga os salários, a começar dos últimos até os primeiros contratados'. 9 Chegando os da cinco horas da tarde, cada um recebeu uma diária. 10 E quando chegaram os primeiros, pensaram que iam receber mais. No entanto, receberam também uma diária. 11 Ao receberem, reclamavam contra o dono, 12 dizendo: 'Os últimos trabalharam somente uma hora e lhes deste tanto quanto a nós, que suportamos o peso do dia e o calor'. 13 E ele respondeu a um deles: 'Amigo, não te faço injustiça. Não foi esta a diária que acertaste comigo? 14 Toma pois o que é teu e vai embora. Quero dar também ao último o mesmo que a ti. 15 Não posso fazer com os meus bens o que eu quero? Ou me olhas com inveja por eu ser bom? 16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos".
Muitos ensinamentos contém nesta parábola, mas resume-se em: Deus é Deus e é Ele quem sabe o que é melhor e justo para cada um. A justiça de Deus não foi feita para nós, homens, entendermos. Deus quer o melhor a todos os seus, sejam aqueles que se converteram por último como os primeiros, aliás, os últimos valem ainda mais do que os primeiros. Continuemos.
Terceiro anúncio da Paixão. 17 Quando Jesus estava subindo a Jerusalém, tomou a parte os doze discípulos e lhes disse durante a caminhada: 18 "Nós estamos subindo a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos sumos sacerdotes e escribas. Eles o condenarão à morte 19 e o entregarão aos pagãos. Ele será zombado, açoitado e crucificado, mas ao terceiro dia ressuscitará".
Me pergunto como estavam os sentimentos de Jesus, que sabia desde o Seu nascimento tudo que ia acontecer e ver que depois de 33 anos estava chegando próximo de Sua Paixão.
No post seguinte a continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário