Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Mateus 18 - parte 1

Primeira parte do décimo oitavo capítulo do Evangelho de Jesus, segundo Mt 18, 1-20.
18  O maior do Reino.  1 Naquele momento, aproximaram-se de Jesus os discípulos e perguntaram: "Quem será o maior no reino dos céus?" 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, 3 e disse: "Eu vos garanto que se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. 4 Quem se fizer pequeno como esta criança será o maior no reino dos céus.
Infelizmente hoje a sociedade nos pede que sejamos cada vez mais adultos, maiores, quando para se entrar no céu se precisa fazer menor e inocente. Jesus continua a nos falar.
Evitar o escândalo.  5 E quem receber uma destas crianças em meu nome, é a mim que recebe. 6 Mas quem escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor seria pra ele que lhe pendurassem uma pedra de moinho ao pescoço e o jogassem no fundo do mar. 7 Ai do mundo por causa dos escândalos! Não pode deixar de haver escândalos; mas ai daquele por quem vier o escândalo! 8 Se tua mão ou teu pé forem para ti ocasião de pecado, corta-os e joga longe de ti. Pois é melhor entrares na vida mutilado ou coxo do que, tendo duas mãos e dois pés, seres jogados no fogo eterno. 9 E se teu olho for para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga longe de ti. É melhor entrares com um só olho na vida do que com os dois seres lançado no fogo do inferno. 10 Cuidado para não desprezar um desses pequeninos, porque Eu vos digo que seus anjos estão continuamente no céu, na presença do meu Pai celeste.
Isso tudo serve para nos mostrar, antes de tudo, como o pecado é algo abominável para Deus, a ponto dEle preferir que a sua criatura predileta, que é sua imagem e semelhança, perca uma de suas partes para estar com Ele. Outro detalhe é cortar e jogar para longe a ocasião do pecado, não necessariamente uma parte do corpo, até porque muitas vezes o pecado está no pensar.
A parábola da ovelha perdida.  12 O que vos parece? Suponhamos que um homem possua cem ovelhas e uma se extravie. Não deixará ele as noventa e nove na montanha para ir buscar a ovelha que se extraviou? 13 E Eu vos garanto que, ao encontrá-la, sente mais alegria por ela do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. 14 Assim também, a vontade de vosso Pai celeste é que não se perca nem um só destes pequeninos.
Reparem que, apesar de parecer meio doido, largar noventa e nove pra ir atrás de uma, ele deixa as noventa e nove seguras e só vai atrás da que foi para longe por amor.
Correção fraterna. 15 Se teu irmão pecar, vai e censura-o pessoalmente. Se ele te ouvir, terás ganho teu irmão. 16 Se não te ouvir, leva contigo uma ou duas pessoas a fim de que  toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17 Se não as ouvir, vai dizê-lo a igreja. E, se não escutar a igreja, seja para ti como um pagão e pecador público.
Repararam que Jesus falou IGREJA, e que naquele tempo não haviam IGREJAS, mas que ELE mesmo fundou a IGREJA. Aqui entra também a questão de que, praticamente (salvo um ou outro caso), somente pela Igreja Católica é que se pode ter a possibilidade de entrar no céu (é difícil até para os católicos, até porque muitas vezes não ouvimos a Igreja). TÁ NA BÍBLIA.
18 Eu vos garanto: Tudo que ligardes na terra, será ligado no céu; e tudo que desligardes na terra, será desligado no céu. 19 Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para pedir qualquer coisa, hão de consegui-lo do meu Pai que está nos céus. 20 Porque onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, eu estarei ali no meio deles".
Só pra lembrar que esse discurso estava sendo dito aos seus discípulos, aqueles mesmos que fizeram da Igreja, católica, ou seja de todos, e que foi propagado os atos e conhecimentos apostólicos desta igreja, a Igreja Católica.
Até a continuação deste capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário