Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

domingo, 30 de março de 2014

Mateus 1 - parte 2

Dando continuidade ao tópico anterior que abordava o primeiro capítulo de Mateus, estacionamos no versículo 17 e vamos dar sequência até fechar esse capítulo.
Origem divina do Messias. 18 A origem de Jesus Cristo, porém foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Mas antes de moraram juntos, ficou grávida do Espírito Santo.
Aqui, depois de falar da árvore genealógica de Cristo, São Mateus fala de como ele foi gerado. Naqueles tempos, as pessoas eram prometidas em casamento umas as outras, pelos seus pais, e Maria estava prometida a se casar com São José, ou seja, eram noivos. O noivado durava um ano para que o marido construísse a casa para o casal, no caso, José ainda não tinha terminado de construir a casa, mas já estava certo que ia se casar com Maria. Em outras palavras, Maria ainda morava com a mãe (Santa Ana, no caso de seu pai, São Joaquim, já não estava entre eles naquele momento), então eles nunca tiveram relação nenhuma, ambos eram virgens. E de repente, Maria engravida do Espírito Santo de Deus. Vejamos a continuação da história.
19 José, seu marido, sendo um homem justo e não querendo denunciá-la, resolveu abandoná-la em segredo. 20 Mas enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: "José filho de Davi não tenhas medo de receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.
Reparem a situação delicada que São José teve que vivenciar: era prometida a uma mulher que aparece grávida do Espírito Santo. Como ele poderia se casar com uma mulher com tamanha honra (ter um filho de Deus)? Por ser o justo, José pensa em deixar Maria em segredo, mas um anjo lhe apareceu em sonho e lhe explicou os planos de Deus. E José, assim como Maria, disse sim, ao seguir com essa loucura de ter e criar um filho Deus. Continuemos com a fala do anjo.


21 Ela dará à luz um filho, e tu porás o nome de Jesus. É ele que salvará o povo de seus pecados". 22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23 Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um filho, e o chamarão com o nome de Emanuel, que significa: Deus conosco.

José teve a honra de escolher o nome de Deus, e aqui o autor lembra de uma passagem bíblica de Isaías, (6, 14). Continuemos para o final do capítulo.
24 Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor lhe tinha mandado e aceitou sua mulher. 25 E não teve relações com ela até que ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.
Com isso finalizamos o primeiro capítulo de Mateus, com a certeza que devemos ser parecidos com José e Maria, a obediência e a coragem no seguir a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário