Favoritos

Marque a nossa página nos favoritos e acesse rapidamente. Atualizações diárias sobre a religião católica.
Para inserir o nosso site nos favoritos, pelo Google Chrome é só clicar na estrela que fica do lado esquerdo dentro, ao lado do nome do site. O mesmo se seu navegador for o Mozilla Firefox.
Obrigado a todos.

Postagens de segunda a quinta-feira.

domingo, 30 de março de 2014

Discussões Bíblicas - Mateus 1 - parte 1

Nossa primeira postagem de discussão bíblica será sobre o primeiro capítulo de Mateus, as próximas serão dos capítulos seguintes até a chegada de outro livro (Marcos)...



Pelo tamanho do conteúdo resolvemos dividi-lo em duas partes para fins didáticos: a primeira logo abaixo (1,1-17) e a segunda no próximo tópico da categoria Bíblia (1,18-24).



Antes de falar do livro convém falar do autor: a obra é atribuída a São Mateus, embora críticos acreditem que Mateus, também conhecido como Levi, não poderia ter escrito em grego, porém a versão que é aceita é a em hebraico, que teria sido ditada pelo discípulo, e é um dos livros de mais aceitação bibliográfica. Vale lembrar que pessoalmente acredito em todas as autorias atribuídas.



Pois bem, Mateus era contemporâneo de Jesus e foi escolhido pelo próprio Cristo para o seguir, antes disso ele tinha o trabalho lastimante de cobrador de impostos, e era uma pessoa bem odiada por isso. No capítulo nono do livro fala melhor sobre este grande santo da nossa igreja.



Vamos ao livro:




1. PRÓLOGO: A VINDA DO MESSIAS




O título já diz do que a primeira parte do livro vai trabalhar: a vinda do Messias, quem ele é e de onde veio. Continuemos...



1. Antepassados do Messias.1 Registro do nascimento de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.



No primeiro versículo já vemos que São Mateus já dá o nome do Messias, do Cristo e que vêm da geneologia dos lendários Davi e Abraão, figuras do antigo testamento. O nome filho, significa descendente nesse sentido, e como uma palavra para vários significados como o para do verbo parar e o para preposição. Davi era o ungido, escolhido por Deus para governar o povo de Israel, elaborou diversos e bonitos salmos. Abraão foi um dos profetas antigos mais dedicados a seguir as palavras de Deus, pois bem demos sequencia...



2 Abraão foi pai de Isaac. Isaac, pai de Jacó. Jacó, pai de Judá e seus irmãos.3 Judá foi pai de Farés e Zara, com Tamar. Farés, pai de Esron. Esron, pai de Aram. 4 Aram foi pai de Aminadab. Aminadab, pai de Naassom. Naassom, pai de Salmon. 5 Salmon foi pai de Booz, com Raab. Booz, pai de Odeb, com Rute. Odeb, pai de Jessé. 6 Jessé, pai do rei Davi.



O autor descreve a árvore genealógica completa, pois era importante para os povos daqueles tempos saber suas origens, vale lembrar que alguns nomes variam de bíblias para outras como Odeb ou Odebe, e ele dá sequência...



     Davi foi pai de Salomão, com a que foi mulher de Urias. 7 Salomão foi pai de Roboão.Roboão, pai de Abias. Abias, pai de Asa. 8 Asa foi pai de Josafá. Josafá, pai de Jorão. Jorão, pai de Ozias. 9 Ozias foi pai de Joatão. Joatão, pai de Acaz. Acaz, pai de Ezequias. 10 Ezequias foi pai de Manassés. Manassés, pai de Amon. Amon, pai de Josias. 11 Josias foi pai de Jeconias e de seus irmãos no exílio da Babilônia. 12 E depois do exílio da Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel. Salatiel, pai de Zorobabel. 13 Zorobabel foi pai de Abiud. Abiud, pai de Eliacim. Eliacim, pai de Azor. 14 Azor foi pai de Sadoc. Sadoc, pai de Aquim. Aquim, pai de Eliud.  15 Eliud foi pai de Eleazar. Eleazar, pai de Matã. Matã, pai de Jacó. 16 Jacó foi pai de José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo.




     17 De Abraão até Davi, são, pois, catorze gerações e de Davi até o exílio da Babilônia, catorze gerações e do exília da Babilônia até Cristo, catorze gerações.




Aqui já cabem comentários. Primeiro a preocupação de Deus-Pai em fazer as coisas perfeitas, a repetição de três vezes indica uma grande coisa, no caso significava a grande chegada do salvador, e catorze como duas vezes sete, ou seja o dobro da perfeição (atribuída ao número 7). Também encontramos o nome Cristo, que significa aquele que vêm do alto, do céu, ou seja um título e não um sobrenome como muitos pensam. E para finalizar o fato de não haver continuação da árvore genealógica, que prova que Jesus não teve filhos.
Continuemos a ler no próximo tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário